|

Tensão e alívio: Cruzeiro estreia com vitória na Série B

O Cruzeiro após 283 dias volta a vencer um jogo por uma competição nacional, a última vitória foi dia 31 de outubro de 2019 diante do Botafogo na Série A. O 2 a 1 sobre o Botafogo-SP no Mineirão sem público pela 1ª rodada da Série B 2020 valeu três pontos e a oportunidade de deixar a pontuação zerada já na próxima rodada. Vale lembrar que por uma punição da FIFA, a Raposa iniciou com seis pontos negativos na tabela.

O jogo foi tenso do começo ao final e a autor do gol da vitória saiu do banco de reservas. O zagueiro Cacá abriu o placar, Wellington Tanque empatou e Jean deu números finais para a partida. Próxima batalha do time de Enderson Moreira será no Brinco de Ouro, em Campinas, na terça-feira (11), às 20:30 contra o Guarani.

Enderson Moreira chega ao quarto jogo pelo Cruzeiro com quatro vitórias (Bruno Haddad/Cruzeiro)

Tensão e alívio no fim

A partida prometia ser mais tranquila para os objetivos da Raposa, mas durante os 90 minutos, foi um jogo que os visitantes souberam se defender. Os locais entraram com Fábio; Rául Cáceres, Léo, Cacá e Giovanni; Jadsom, Ariel Cabral e Régis; Stênio, Marcelo Moreno e Maurício. A equipe de Ribeirão Preto veio com Darley; Valdemir, Róbson, Anderson Jordan e Gilson; Ronald, Naldo, Victor Bolt e Rafinha; Matheus Anjos e Wellington Tanque. O treinador é Claudinei Oliveira.

Os primeiros 45 minutos foram de domínio de posse cruzeirense, mas sem grandes oportunidades. Por conta da marcação bem ajustada da equipe visitante, o Cruzeiro não se fez valer do mando de campo. Somente no começo, Maurício conseguiu uma finalização que passou perto. Fábio teve de trabalhar num chute de longe.

O segundo tempo veio e com ele a necessidade do gol para ambas equipes. Por estar com pontuação negativa e em casa, o time local foi para cima. O gol saiu num lance de escanteio após chute de Marcelo Moreno. Claudinho, que entrou no lugar de Régis, cruzou, a bola rebateu e sobrou na entrada da área para Cáceres. O lateral ensaiou de chutar, mas cruzou na cabeça de Cacá. O camisa 14 fez o primeiro gol na estreia do Cruzeiro na Série B. Por ironia do destino, ele também abriu o placar no jogo contra o Botafogo-RJ em outubro, que terminou em 2 a 0.

Cacá e Ederson marcaram na então última vitória cruzeirense em competição nacional, depois foram seis empates e seis derrotas (Marcello Dias/Light Press/Cruzeiro)

A partir daí, o Cruzeiro recuou e fez algumas mudanças para segurar a partida. Não deu certo. Aos 40 minutos do segundo tempo, com as linhas espaçadas na marcação, o Botafogo lançou para área, Ferreira cabeceou e Fábio espalmou para o meio da área, Wellington Tanque mandou para as redes. 1 a 1.

A reação tinha que ser imediata e ela veio. Os envolvidos nela vieram do banco de reservas. Wellington, do Cruzeiro, entrou no lugar de Stênio e Jean no lugar de Maurício. O atacante driblou pela esquerda e cruzou para trás, o volante dominou na meia-lua e chutou no canto direito do goleiro Darley aos 42 minutos. O gol do alívio. Final de jogo, Cruzeiro 2 a 1 Botafogo-SP.

Foto de capa: Gustavo Aleixo/Cruzeiro