Torcida apresenta projeto para tirar o Cruzeiro da crise
Diante da crise vivida pelo clube mineiro, torcedores buscam solucionar os problemas enfrentados promovendo uma mudança no estatuto do clube.
Problemas Internos
Desde a polêmica reportagem veiculada em âmbito nacional no programa Fantástico no mês de maio, o Cruzeiro se encontra em uma situação conturbada. Foram expostas diversas irregularidades envolvendo o nome do clube devido às atitudes tomadas pelos membros da diretoria: o presidente Wagner Pires de Sá e o vice-presidente de futebol Itair Machado, gerando uma superexposição negativa da instituição, acarretando problemas como insatisfação do torcedor, perda de credibilidade e depreciação de uma imagem vitoriosa. Foram expostos problemas recorrentes como o aumento da dívida, corrupção interna envolvendo dirigentes e conselheiros e quebra do regulamento da FIFA, CBF e Polícia Federal.
Houveram por parte da diretoria tentativas de esclarecimento das denúncias através de nota oficial no site do Clube e coletiva de imprensa realizada logo após a grande proporção tomada pela matéria, porém os torcedores ainda se mostram apreensivos e duvidosos quanto ao modo que o clube vem sendo gerido nos últimos anos.
O ponto mais crítico e preocupante para o torcedor foi o aumento do débito do clube. Mesmo com a receitas provenientes da venda de jogadores como Arrascaeta (55,2 milhões) e das premiações dos títulos recentes, como da Copa do Brasil (50 milhões), a diretoria não conseguiu fechar positivamente o balanço financeiro do clube. Ao contrário do que era esperado, a dívida aumentou absurdamente, chegando na faixa de meio bilhão de reais. Torcedores argumentam que a atual gestão não demonstra ter responsabilidade para com as finanças do Cruzeiro.

Rendimento dentro de campo
O terceiro elenco mais caro do Brasil, com a folha salarial mensal de 15 milhões de reais, não vem mostrando os resultados esperados pela torcida.
A campanha do atual campeão estadual, que até então era vitoriosa, vem apresentando uma notável queda de produção. O Cruzeiro ocupa hoje a 18° posição na tabela e vem de uma sequência de 9 jogos sem vencer. São apenas 2 vitórias no Campeonato Brasileiro, já na nona rodada. O clube apresenta uma das piores defesas e ataques dentre os times da série A, com 18 gols sofridos e apenas 9 marcados.

Os jogadores, porém, dizem que a situação delicada vivida internamente pelo clube não influencia nos resultados negativos apresentados. Em uma coletiva de imprensa, o volante Lucas Romero minimizou a crise:
“Estamos preocupados com o que fazemos dentro de campo. Sobre as outras coisas, a diretoria falou ontem, vão tentar resolver, mas o que nós temos que resolver é sair o mais rápido possível dessa situação que o time está”, disse o argentino.

Projeto da torcida
Diante da atual situação, torcedores cruzeirenses decidiram se mobilizar para apresentar uma saída definitiva desse ciclo de corrupção e má administração que vem causando danos à instituição a muitos anos.