Um time de argentinos e artilheiro uruguaio: os estrangeiros do Cruzeiro desde 2010
O Cruzeiro é um dos times conhecidos por sempre ter estrangeiros em seus elencos. Muitos desses jogadores fizeram história e se consagraram usando a camisa celeste. Outros passaram despercebidos e atuaram em poucas partidas. Já dos presentes do atual elenco, dois têm partidas. Desde 2010, a equipe cruzeirense teve 27 jogadores estrangeiros. A maior parte desses foram argentinos e também teve um jogador de fora do continente.
Entre os principais nomes desses últimos dez anos, com certeza, podemos citar o argentino Montillo, o uruguaio De Arrascaeta, o boliviano Marcelo Moreno e o também argentino Ariel Cabral, que vai para a sua sexta temporada jogando pelo Cruzeiro. Todos esses conquistaram algum título com a Raposa, seja Mineiro, Brasileiro ou Copa do Brasil. A única posição que não teve estrangeiro foi a de goleiro.

Argentinos
O país que mais cedeu jogadores ao Cruzeiro foi o nosso vizinho portenho, a Argentina. Dos 25 atletas estrangeiros desde 2010, quase metade veio de lá. São onze jogadores ao todo, um verdadeiro time de argentinos que atuou pelo Cruzeiro na última década. Alguns tiveram boas passagens e outros foram esquecidos pela torcida. Hoje, no atual elenco, há somente um argentino, o volante portenho Ariel Cabral.
O primeiro citado é o meia Walter Montillo, ele foi um dos principais jogadores entre 2010 e 2011 e ajudou o time a permanecer na primeira divisão em 2011. Ele é o sétimo jogador estrangeiro com mais jogos pelo Clube, tem 122 jogos, 18 gols e venceu o Mineiro de 2011. Outro também presente nos elencos de 2010 e 2011 era Ernesto Farías, que atuou 34 vezes, marcou oito gols e também estava no time campeão mineiro de 2011.

Um atleta não muito lembrado é o atacante Martinuccio, que atuou 21 vezes pelo clube, fez cinco gols e conquistou três títulos: Brasileiros de 2013 e 2014 e o Mineiro de 2014. Seu auge com a camisa celeste foi no fim de 2012, mas nunca chegou a ter uma grande sequência depois.
Em 2015, chegou o estrangeiro com mais jogos (segundo na história) e tempo de casa do atual elenco, Ariel Cabral. Vindo o Vélez, da Argentina, ele tem quatro títulos com o Cruzeiro: duas Copas do Brasil e dois Mineiros, 177 jogos, quatro gols e estava no elenco rebaixado em 2019. Em 2020, ele vai para sua sexta temporada seguida em Belo Horizonte. Com os mesmos títulos de Cabral, Lucas Romero, que saiu em 2019, tem 152 jogos (o terceiro com mais jogos) e três gols. El Perro, como é conhecido, também veio do Vélez e está no Independiente.