|

Ao lado do Red Bull Bragantino, Cuiabá é o clube mais jovem na Série A em 2021

Caso os clubes da Série A 2021 fossem uma família de irmãos, o Cuiabá e o Red Bull Bragantino seriam os mais novos. Com o massa bruta sendo, por sua vez, o caçula com pouco mais de um ano de existência. O clube mato-grossense tem 19 anos de história e teve uma ascensão meteórica.

Foi fundado em 12 de dezembro de 2001 e fechou as portas em 2004. Foi então comprado pela empresa de borracha Dresch e reabriu em 2009. A partir de então foram glórias e conquistas que levaram a equipe até aqui. Portanto, um dos mais jovens na elite do futebol. A Série A tem, por exemplo, 12 clubes com mais de cem anos de existência. 

Contudo, três clubes centenários correm risco de rebaixamento. Isto é, Botafogo, Vasco e Fortaleza. Mesmo que esses três caiam, o Cuiabá vai figurar ao lado do Red Bul Bragantino como os  mais jovens. Outros dois clubes já garantiram vaga na primeira divisão deste ano. São eles América-MG e Chapecoense. O coelho tem 107 anos, sendo, portanto, veterano. Enquanto a chape tem 47, é ainda relativamente jovem. 

A juventude pode ser sinônimo de falta de experiência e, talvez, uma queda tão rápida como foi a subida. No entanto, o time de Bragança Paulista provou o contrário. Assim, Cuiabá e Red Bull Bragantino podem mostrar para muitos veteranos como se garantir na elite do futebol. 

(Foto: Ascom/ Cuiabá)