Hoje, 18 de Março de 2016, Fernando Lúcio da Costa, Fernandão assim apelidado completaria 38 anos, deixarei aqui, minhas lembranças e sua carreira de glória, que hoje nos trás saudade!

No dia 14 de Junho de 2014 ele nos deixou, mas ele quem? Como um dia falar para os meus filhos, sobre um homem, que é mais que um ídolo para uma geração, é um ídolo para toda uma nação, sendo ela esmeraldina ou colorada, Fernandão representou dentro e fora de campo, com seu futebol, sua liderança, a empatia com o torcedor e sendo aquele jogador que hoje não se cria mais, o que dá valor a camisa que veste, e defende ela acima de tudo e de todos!



Em sua carreira, Fernandão foi jogador, técnico, dirigente e comentarista esportivo, iniciou sua carreira nos anos 90 pelo Goiás, jogando série B do campeonato goiano, sendo um jogador promissor, foi a Europa e passou pelo Olympique de Marseille, por quase três anos, aonde foi parar na França, atuando pelo Toulouse, aonde começou como atacante!
Na volta para o Brasil, Fernandão foi para o Inter, sendo que Fernando Carvalho, presidente do Internacional na época não poupou esforços para trazê-lo. Foi no Inter onde atingiu seu melhor momento no futebol, o ápice. Logo em seu jogo de estreia, marcou o milésimo gol da história do GreNAL feito que lhe rendeu uma placa e o fez cair nas graças da torcida colorada.
Profissionalmente
Em 2006, Fernandão foi o capitão do time que deu ao Internacional os seus dois maiores títulos: a Copa Libertadores da América e o Mundial Fifa, jamais conquistados. Ele foi decisivo, marcando um gol e dando passe para o outro na grande final da Libertadores contra o São Paulo, partida na qual foi eleito pela patrocinadora do torneio melhor jogador em campo, assim se agarrando de vez nos braços da torcida, se juntando ao mural de ídolos do colorado. Também na conquista da Copa Dubai de 2008 foi fundamental para o Inter, fazendo um gol de fora da área contra a Inter de Milão.

Fernandão atuou de forma incontestável pelo colorado, honrando e deixando suas fortes palavras dentro e fora de campo, incentivando os jogadores, em discurso emocionante, Fernando levantou o ânimo de todos na final do mundial, fazendo cada um que estivesse em campo dar o seu melhor, contra o grande Barcelona.
Por onde passou, Fernando Lúcio deixou sua marca, em 2011 retornou ao Inter como dirigente, após sua aposentadoria, em julho de 2012 Fernandão assumiu o comando técnico do colorado, não sendo devidamente respeitado pela direção, e sendo demitido logo em dezembro.
Antes de falecer, se tornou comentarista do canal pago Sportv, aonde comentaria a copa de 2014.