| |

3º colocado em ranking da FIFA, Atlético só poderá participar do Mundial 2025 se vencer a Libertadores 2024

Com 81 pontos, o Atlético seria o líder do ranking da Fifa na América do Sul, excluindo os campeões continentais Flamengo, Palmeiras

Após se classificar para a Copa Libertadores da América em uma arrancada incrível com Felipão, o Atlético Mineiro encerra 2023 com um clima bom na Cidade do Galo, com a permanência de Felipão e a 3º colocação no Campeonato Brasileiro.

Agora, com o foco em 2024, o clube alvinegro se prepara para o mercado de transferências, onde pode reforçar o time na missão de voltar a protagonizar grandes conquistas no futebol brasileiro e sul-americano.

Com isso, o clube busca reforços de peso, como é o caso de Gustavo Scarpa, mais nova contratação alvinegra para 2024. O jogador chega ao clube em janeiro e já tem acordo firmado entre o Nottingham Forest e o Galo.

Em meio a isso, o Galo busca priorizar a Libertadores de 2024 com o foco na participação do Mundial de Clubes em 2025. Porém, o clube alvinegro terá que enfrentar uma dura limitação no número de vagas para o torneio.

Segundo informações de Fred Ribeiro, se não houvesse limitação de vaga por país, o Atlético teria grandes chances de estar presente no Mundial de 2025, via ranking da Fifa. Atualmente, com 81 pontos, o Atlético seria o líder do ranking da Fifa na América do Sul, excluindo os campeões continentais Flamengo, Palmeiras (eles já têm vagas garantidas no Mundial).

Entretanto, a Fifa só permite dois clubes do mesmo país, exceto se a vaga for via troféu continental (o Brasil terá 3 representantes no Mundial). Assim, o Galo só poderá estar presente em 2025 se for o campeão da Libertadores 2024.

O Mundial de 2025 ainda levará em conta a performance da Libertadores 2024. Dessa forma, a Conmebol terá seis vagas no Mundial, sendo que três delas ainda estão em aberto: o campeão da Libertadores 2024, e os dois melhores times do ranking. Confira o ranking:

  1. Palmeiras: 121 pontos
  2. Flamengo: 117 pontos
  3. Atlético: 81 pontos
  4. Boca Juniors: 71 pontos
  5. Fluminense: 70 pontos
  6. River Plate: 64 pontos
  7. Athletico-PR: 59 pontos
  8. Olimpia: 57 pontos
  9. Internacional: 52 pontos
  10. Nacional: 40 pontos

Os critérios para o ranking são: 3 pontos por vitória, 1 ponto por empate, 3 pontos por presença em cada fase, sempre a contar a partir da fase de grupos.