| |

Após brigas em clássico, Federação Mineira acata recomendação do Ministério Público e bane torcidas organizadas do Atlético e Cruzeiro

Na tarde da última terça-feira (15), a Federação Mineira de Futebol (FMF), acatou as recomendações do Ministério Público de Minas Gerais

O Clássico Mineiro realizado no último dia 6 de Março, entre Atlético Mineiro e Cruzeiro, acabou com vitória dos mandantes do duelo, o time alvinegro e atual campeão nacional. Porém, as consequências desse jogo ainda estão nos assuntos mais comentados do momento em órgão públicos do estado.

E nessa terça-feira (15), em suas redes sociais, o Ministério Público de Minas Gerais, recomendou punições as duas principais torcidas organizadas de Atlético e Cruzeiro, a Galoucura e Máfia Azul. A motivação é devido as brigas ocorridas na capital mineira no dia do clássico, e a morte de um dos integrantes da torcida celeste.

Dentre as punições, o MPMG recomendou o banimento das duas torcidas organizadas de todos os estádios do Brasil. Outras medidas foram citadas pelo órgão público. Confira:

  • As duas torcidas organizadas também não poderão frequentar, por um ano, os entornos dos estádios do país nos dias de jogos, num raio de cinco mil metros.
  • Proibição do uso, porte e exibição de qualquer vestimenta, faixa, bandeira, instrumento musical ou qualquer objeto que possa caracterizar a presença da torcida nos estádios ou seus respectivos entornos nos dias de jogos.
  • No interior dos estádios de futebol, o MPMG recomenda que seja proibido o entoamento de cantos e similares com qualquer menção às torcidas organizadas Máfia Azul e Galoucura.
  • O MPMG também recomenda que os regulamentos de competições futuras proíbam o entoamento de cantos e similares com menção às duas torcidas, sob pena de sanções disciplinares para os Clubes.

Agora, após as recomendações de punição do MPMG, a Federação Mineira de Futebol (FMF), acatou as ordens do órgão governamental e decidiu por banir as organizadas Galoucura, do Atlético, e Máfia Azul, do Cruzeiro, por um ano dos estádios.

Ainda não se sabe das proporções das punições, e se vão ser em escala nacional para todos os estádios do país, mas tudo indica que sim. A resolução será publicada nos próximos dias pela Federação.

Foto de Pedro Souza/Atlético