| |

Árbitro da final da Recopa Sul-Americana apita jogo entre Santos e Unión La Calera

Para o jogo que pode definir o futuro do Santos na Copa Sul-Americana contra o Unión La Calera no próximo dia 18, quarta-feira, a Conmebol escalou o árbitro venezuelano Jesús Valenzuela, membro do quadro da Fifa pelo seu país. Com 7 pontos, o Santos depende só dos seus resultados para avançar de fase, mesmo enfrentando o Unión La Calera, líder do grupo C com 8 pontos. Uma vitória leva o Peixe à liderança da competição, e na última rodada confirma sua classificação, também na Vila Belmiro, contra já eliminado Banfield, que tem apenas 3 pontos.

Jesús Valenzuela tem 38 anos e já apitou diversos jogos pela Conmebol, na Libertadores e também na Sul-Americana. O árbitro conduziu o jogo entre Boca Juniors 2 x 0 Santos em 2021, no Estádio La Bombonera, e em 2020, foi o árbitro da decisão da Copa Sul-Americana, entre Defensa Y Justicia 3 x 0 Lanús, O árbitro também comandou a final da Recopa Sul-americana entre Palmeiras 2 x 0 Athletico/PR, que deu o título ao time paulista no Allianz Parque.

Por se tratar de um jogo decisivo, a Conmebol optou em levar o árbitro que também já apitou vários jogos das seleções sul-americanas nas eliminatórias das copas da Rússia e também do Catar.

O árbitro tem como característica acompanhar os lances de perto, e não deixa o jogo ‘esquentar’, pela Conmenbol, apitou 55 jogos, com 255 cartões amarelos, 2 vermelhos e apontou 17 pênaltis, segundo os números apontados pelo site ATribuna.