Brasil supera futebol europeu e é quem mais gastou nesta janela até o momento
Os times do Brasil seguem montando seus times para a temporada de 2024, o que faz com que o país seja o que mais gastou nessa janela. Até o momento, o futebol brasileiro superou as grandes ligas da Europa no ranking de gastos, segundo levantamento do UOL Esporte.
Levando em consideração dados do “Transfermarkt”, os 20 clubes da Série A gastaram até o momento um total de 79,1 milhões de euros (R$ 423,7 milhões). Esse valor, segundo a UOL Esporte, supera todas as principais ligas do mundo.
O reforço mais caro é o meio-campista uruguaio Nicolás de la Cruz, tirado do River Plate pelo Flamengo por 14,5 milhões de euros (R$ 77,7 milhões). O volante argentino Aníbal Moreno (Palmeiras) e o zagueiro João Victor (Vasco) completam o pódio das maiores transações.
O motivo para esse gasto maior em relação as ligas é pelo fato de que aqui no Brasil a principal janela da temporada é no início do ano. Isso porque, a temporada no Brasil é “anual”, diferentemente do que acontece na Europa, com a temporada se iniciando no meio do ano e terminando igualmente no ano seguinte.
Nesse sentido, na Europa, a principal janela normalmente é a do meio do ano, onde os times fazem as principais contratações da temporada. Por isso, é natural que os gastos maiores sejam nesta data, e não agora.
