Destaque Brasil

CBF demite chefe do comando da Comissão de Arbitragem, o ex-árbitro Leonardo Gaciba

Após inúmeros problemas de arbitragem no campeonato brasileiro e em jogos da Copa do Brasil, CBF demite chefe da Comissão de Arbitragem

O futebol brasileiro acordou com uma notícia impactante na manhã dessa sexta-feira (12). O presidente interino da CBF, Ednaldo Rodrigues, demitiu o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, o árbitro Leonardo Gaciba.

Com isso, o vice da comissão, o ex-árbitro Alício Pena Júnior assumirá o cargo até o final do Brasileirão 2021. Como um crítico aos processos atuais, Alício deve realizar algumas mudanças na comissão ate o final de seu mandato nos próximos dias.

Ednaldo Rodrigues já procura por um novo presidente para a Comissão de Arbitragem e para reformular mais profundamente o órgão a partir de janeiro de 2022. O presidente interino da CBF pretendia desfazer a atual comissão no final da temporada atual, mas decidiu antecipar a decisão após a série de erros da arbitragem nas últimas rodadas.

Gaciba estava no cargo desde 2019 e foi contratado por Rogério Caboclo para modernizar a arbitragem. A CBF investiu alto em tecnologia para ajudar os árbitros em campo.

O VAR começou a ser usado em competições nacionais em 2018. No ano seguinte, o Campeonato Brasileiro foi disputado já com o árbitro de vídeo. Porém, o recurso de vídeo vem sendo bastante criticado pelos clube e pela torcida, de acordo com a forma que vem sendo usado.

Segundo informações do GE, a mudança foi feita por Rodrigues após os erros grotescos no jogo entre Flamengo e Bahia na noite de ontem (11), onde o clube nordestino saiu bastante prejudicado.

Com isso, os planos de Rodrigues de mudança acabaram sendo adiantados, onde o presidente interino disse a aliados que a arbitragem estava deixando a desejar e errando muito, apesar do alto investimento feito em tecnologia para ajudar os juízes em campo.

A CBF emitiu uma nota a respeito da mudança e saída de Gaciba do cargo. Confira

“A Confederação Brasileira de Futebol informa que, nesta data, deu início a um processo de reformulação na estrutura da arbitragem brasileira, que começa com a substituição do comando de sua Comissão de Arbitragem.

O Presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues Gomes, conversou com o Presidente da Comissão de Arbitragem, Leonardo Gaciba, nesta sexta-feira (12) e o entendimento mútuo foi pela necessidade de uma mudança, com a implementação de novos procedimentos visando maximizar os acertos e minimizar os erros de todos os envolvidos.

A CBF agradece a Leonardo Gaciba pelo empenho e pela forma altiva e incansável com que exerceu a Presidência da Comissão de Arbitragem da CBF.

Assumirá a função interinamente, até a conclusão das competições da temporada 2021, o atual Vice-Presidente da Comissão de Arbitragem, Alício Pena Júnior, a quem o Presidente Ednaldo Rodrigues parabeniza, desejando sucesso no cargo e colocando a estrutura da entidade à inteira disposição da Comissão de Arbitragem para o constante aperfeiçoamento e desenvolvimento da arbitragem nacional”.

 Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Mateus Guimarães

Apaixonado por esportes e jornalismo | 20 anos | Mineiro e Nerazzurri @alohateus

Últimos Posts

Após experiências nos EUA e na Itália, meio-campista brasileiro se destaca na Suécia e assina com novo clube

A ida de jovens brasileiros ao exterior antes mesmo da estreia profissional tem se tornado cada vez mais frequente. Um…

26 de novembro de 2025

Com quatro desfalques, Atlético anuncia lista de relacionados para decisão na Sul-Americana

O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…

20 de agosto de 2025

Lyanco tem lesão muscular confirmada na coxa esquerda e pode ser desfalque em duelos pela Copa do Brasil

Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…

18 de agosto de 2025