CFB pode ser suspensa pela FIFA e clubes brasileiros podem não jogar competições internacionais em 2024
FIFA pode suspender CBF caso a Justiça mude seu presidente, e clubes brasileiros correm risco de punição gravíssima.
A temporada de 2023 do futebol brasileiro já está chegando ao fim, com a disputa das últimas duas rodadas do Brasileirão nos próximos dias, e com os campeões de outros torneios já definidos, como o São Paulo no Copa do Brasil e o Fluminense na Libertadores.
Porém, algumas mudanças na CBF pode mudar os rumos da próxima temporada do futebol brasileiro. Segundo informações de Athos Moura, do O Globo, a FIFA pode suspender a CBF caso a Justiça mude seu presidente. Dessa forma, os clubes brasileiros correm risco de punição na temporada de 2024.
De acordo com a fonte, as motivações seriam a briga política que acontece nos bastidores da CBF – orquestrada por Marco Polo Del Nero e Ricardo Teixeira para tirar Ednaldo Rodrigues da presidência – já chegou à FIFA, que agiu rápido.
Ao saber que a Justiça pautou para a semana que vem um julgamento que pode mudar a presidência da CBF, a FIFA enviou um comunicado à confederação brasileira relembrando seu estatuto, que não permite interferência de terceiros na governança das confederações.
As principais consequências seriam imediatas, com o Fluminense sendo proibido de disputar o Mundial deste ano e os clubes brasileiros sendo proibidos de disputar a Libertadores e a Sul-Americana de 2024.