Destaque Brasil

Clubes votam, e maioria decide pela unificação dos títulos da Sul-Americana

Nessa segunda-feira (12), a Conmebol analisou os pedidos dos clubes para a unificação da Copa Conmebol e Copa Sul-Americana

Após a definição das grandes finais continentais dessa temporada, tendo Flamengo e Athletico-PR na final da Libertadores e São Paulo e Independiente Del Valle na final da Sula, a Conmebol segue dando prosseguimento em mais uma nova mudança.

Com o intuito de “corrigir” o Ranking de clube da América do Sul, a Conmebol, junto a alguns clubes campeões de um antigo torneio da década de 90, deram início ao procedimento para unificar os títulos da Copa Conmebol com a atual Copa Sul-Americana. Para essa unificação, foi formado um comitê para votar a favor dessa medida da entidade continental.

Em um primeiro momento, o comitê de clubes seria composto pelos 16 times que se classificaram às oitavas de final da Libertadores 2022. Entre eles, o próprio Atlético, além do Talleres (ARG), que foi campeão da Copa Conmebol em 1999. Porém, a Conmebol chegou a sinalizar que seriam só os oito classificados às quartas de final.

Porém, a Conmebol manterá a formação com os 16 clubes. Para o Atlético e demais campeões, que serão beneficiados no ranking de clubes em caso de reconhecimento/unificação, o cenário mais favorável é de 16 clubes no comitê, com mais presenças estrangeiras.

Dos 16 clubes, 10 votaram a favor da unificação, dentre eles os brasileiros Atlético-MG (bicampeão da Conmebol), o Athletico-PR, atual finalista da Libertadores, e o estreante Fortaleza. 3 clubes se abstiveram, sendo o Emelec, o Tolima e o Cerro Porteño. E outros 3 clubes foram contra a medida, sendo o atual bicampeão continental, o Palmeiras, o atual finalista, o Flamengo, e o Corinthians.

Foto de Getty Images

Mateus Guimarães

Apaixonado por esportes e jornalismo | 20 anos | Mineiro e Nerazzurri @alohateus

Últimos Posts

Com quatro desfalques, Atlético anuncia lista de relacionados para decisão na Sul-Americana

O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…

20 de agosto de 2025

Lyanco tem lesão muscular confirmada na coxa esquerda e pode ser desfalque em duelos pela Copa do Brasil

Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…

18 de agosto de 2025

Hulk fala sobre saída de Igor Rabello do Atlético e destaca profissionalismo do zagueiro

Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.

18 de agosto de 2025