|

Com a 3ª derrota seguida, chance de alcançar Libertadores diminuem muito, veja os números

Há 4 jogos sem vencer, com três derrotas seguidas, o Santos deixou de ter proximidade com o G-6, e com a combinação de resultados dos adversários, viu seu objetivo de garantir vaga direta para a Libertadores 2023 diminuírem bastante. Com a derrota no clássico, o Santos segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é de apenas 3,3%. O valor pode subir, em caso de aumentar as vagas, e chegar ao G-8, dependendo dos campeões da Libertadores onde tem Athletico/PR e Flamengo na disputa, e Copa do Brasil que tem Flamengo e Corinthians.

Na disputa direta com o Santos, o Goiás aparece com 12%, o América/MG tem 20%, o Atlético/MG 24%, o Corinthians com 49,3%, o Flamengo com 73%, o Internacional com 86%, o Fluminense com 88% e o Palmeiras com 100%, o de chances de se garantir na competição continental pelo G-6. Se o objetivo principal, o Santos está distante, o ‘prêmio de consolação’, que seria a vaga na Sul-Americana, as chances são de 56%, de entrar na competição internacional, porém de menor destaque.

Com toda esta oscilação no campeonato, o Santos ainda que distante, passou a ficar mais perto do Z4, já que está a 6 pontos do Avaí, o 17º colocado e primeiro na zona de descenso, o que lhe dá um percentual de 4% de risco.

Com 34 pontos, o Santos está na décima primeira colocação do Campeonato Brasileiro, e enfrenta o Athletico Paranaense no próximo dia 27, terça-feira às 21h30, na Vila Belmiro.

(Foto: Ivan Storti / Santos FC)