Com a pior campanha da história, Chape foi o único time que não perdeu para o Atlético Mineiro
O Campeonato Brasileiro enfim terminou. Na noite desta última quinta-feira (9) a 38° rodada foi completada e os rebaixados e os clubes classificados para a Libertadores e Sul-Americana foram definidos. O campeão já estava decidido com duas rodadas de antecedência, quando o Atlético Mineiro virou pra cima do Bahia, 3×2, e faturou o título, 50 anos após a primeira conquista.
Na maior competição de clubes do continente, a Libertadores, Fortaleza, Corinthians, Palmeiras, Flamengo e o Atlético classificaram de forma direta para fase de grupos, enquanto Fluminense e América-MG disputarão a pré-Libertadores. Atlético-GO, Santos, Ceará, Inter, São Paulo e Cuiabá se classificaram para Sul-Americana. Porém, nem tudo são flores, e Chapecoense, Sport, Bahia e Grêmio foram rebaixados para segunda divisão.
O time de Santa Catarina foi rebaixado com a pior campanha da história da Série A por pontos corridos. Foram, apenas, 15 pontos conquistados, superando negativamente o América-RN em 2007, que fez 17. Além disso, a Chape não ganhou nenhuma partida dentro de casa, sua única vitória na competição foi em cima do Bragantino, por 2×1, no estádio Nabi Abi Chedid.
O mais impressionante disso tudo, é que a Chapecoense foi o único time do Brasileirão que não perdeu para o campeão Atlético Mineiro. Foram dois empates entre as equipes, 1×1 no Mineirão e um 2×2 na Arena Condá.
Foto: Dinho Zanotto / AGIF