Começando o planejamento para a temporada 2022, a diretoria santista deve fazer uma verdadeira “faxina” no atual elenco, já que na próxima temporada não terá a categoria Sub-23 para as competições do Brasileiro de Aspirantes e a Copa Paulista. Além de jogadores que estão no atual elenco, a diretoria também deve ‘dar destino’ há vários jogadores que retornam de empréstimo.
Analisando as possibilidades, nós do Mercado do Futebol, listamos alguns nomes que devem ser negociados em 2022 e não devem vestir a camisa santista:
Pouco utilizado na temporada e com contrato até dezembro de 2024, o atacante Bruno Marques deve buscar novos ares, por meio de seus empresários, que devem buscar espaço em clubes do exterior ou até mesmo, algum time da Série A, via empréstimo, segundo o site ATribuna. Com o técnico Fábio Carille, o atacante de 1,94m foi relacionado apenas em três partidas, mas não chegou a entrar em campo. O jogador chegou a ter sondagens de clubes de Portugal, Suíça e EUA, mas as negociações não evoluíram. (Foto: Ivan Storti / Santos FC)
Contratado em 2019, o atacante Lucas Venuto nunca se firmou no elenco santista, chegou a ser emprestado em 2020 para o Sport. Na atual temporada, o atacante chegou a atuar de forma improvisada na lateral direita por alguns minutos contra o Sport, sob o comando de Fernando Diniz, e com o novo técnico Fábio Carille, o jogador sequer foi relacionado. Com contrato até 2022, a diretoria se não conseguir negociar com outro clube, deve tentar a antecipação do final do contrato, segundo o site ATribuna. (Foto: Ivan Storti / Santos FC)
De todos os jogadores que podem não ser aproveitados em 2022, a grande certeza, é a saída do zagueiro Cléber Reis, que tem contrato até 31 de janeiro. O zagueiro que tem um dos maiores salários do elenco, chegou no Santos em 2017, jogou apenas 10 partidas, foi emprestado a vários clubes, e atualmente, a pedido do Diretor Executivo Edu Dracena, apenas treina com o elenco, para poder aprimorar o condicionamento e facilitar a busca de uma nova equipe para a próxima temporada. (Foto: Ivan Storti / Santos FC)
Badalado nas categorias de base do Santos, o meia Lucas Lourenço desde que subiu ao time principal, não conseguiu se firmar no elenco, e acabou sendo emprestado, agora por último, o jogador foi emprestado ao Londrina, onde atuou em 10 partidas, e foi devolvido ao Santos. O meia tem contrato com o Santos até dezembro de 2024 e tem poucas chances de ser aproveitado no elenco em 2022, já que treina em separado atualmente. Se não conseguir negociar em definitivo, a diretoria deve ao menos trabalhar para conseguir emprestar o jogador a outra equipe. (Foto: Divulgação / Santos FC)
Mesmo sendo utilizado com frequência pelo técnico Fábio Carille, o lateral esquerdo Moraes, tem poucas chances de permanecer no Santos em 2022. O Peixe para contar com o jogador, terá que negociar uma prorrogação do empréstimo, com poucas chances de êxito, ou exercer a preferência de compra, com passe fixado em 1 milhão de euros, investimento considerado alto por boa parte da diretoria santista, na atual situação. Como a categoria Sub-23 será extinta em 2022, o lateral Lucas Silva deve subir para o time principal, e ser a opção imediata na reserva do titular Felipe Jonatan. (Foto: Ivan Storti / Santos FC)