|

Cristo Redentor apaga as luzes em solidariedade a Vini Jr, vítima de racismo

O principal ponto turístico do Brasil, no Rio de Janeiro, o Cristo Redentor apagou as luzes em solidariedade ao atacante Vini Jr, vitima de racismo na Espanha. Nos últimos dias, o jogador sofreu novamente ataques racistas, dessa vez, contra o Valencia, pela Campeonato Espanhol.

O monumento ficará com as luzes apagadas entre 18h e 19h, desta segunda-feira (22). Confira a nota oficial:

“O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor repudia os ataques racistas sofridos pelo jogador brasileiro Vinícius Júnior nesse domingo, 21 de maio, durante jogo entre Real Madrid e Valencia. Por isso, nesta segunda-feira, das 18h às 19h, o monumento ao Cristo Redentor terá a iluminação desligada como símbolo da luta coletiva contra o racismo e em solidariedade ao jogador e a todos os que sofrem preconceito no mundo inteiro”, comunicou o santuário, em nota.

A ação é uma cooperação entre o Núcleo de Esporte e Fé do Santuário, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e o Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

Vinicius Jr, jogador do Real Madrid, teve a primeira denuncia de um insulto racial em outubro de 2021, durante o clássico contra o Barcelona. Desde lá, o jovem de 22 anos tem sido alvo de racismo sistemático por parte dos torcedores.