|

Estreia do Santos na Copa do Brasil pode ser sem público? Entenda

O Santos fará sua estreia na Copa do Brasil 2023 nesta quinta-feira contra o Ceilândia no estádio Boca do Jacaré, em Taguatinga, no Distrito Federal. Mesmo sendo visitante, a carga de ingresso comercializada até o momento, indica ser para 80% dos torcedores do Santos, segundo informação trazida pelo influenciador, Alef Santos.

Com a grande procura dos ingressos por parte dos santistas, a Segurança Pública do Distrito Federal, por meio de um comunicado, informou o Ceilândia, que a partida deverá ser de torcida única, obedecendo laudo técnico do estádio. A diretoria do Ceilândia, ao receber tal comunicado, rechaçou a atitude.

Por meio de comunicado oficial, o Ceilândia mostrou seu descontentamento com a atitude. “Mais uma vez o Ceilândia e seus torcedores, são alijados da oportunidade de acompanhar o grande espetáculo em sua cidade. Já não bastasse o preconceito que a cidade e seus moradores recebem diariamente de uma burguesia disfarçada de classe social A. Do total de ingressos até então vendidos, 80% foram adquiridos pela torcida do Santos Futebol Clube, fato este que obriga a direção do Ceilândia, a acatar a decisão de torcida única e disponibilizar a carga de ingresso aos torcedores do Santos.”

“Informamos ainda que mesmo discordando da decisão de torcida única, o Ceilândia respeita as decisões contidas nos laudos da Polícia Militar, regulamentos técnicos e decisões dos órgãos de segurança. Portanto, os torcedores do Ceilândia que adquiriram seus ingressos, poderão ser ressarcidos dos valores, através da Bilheteria Digital. Este fato mostra mais uma vez o quanto a Ceilândia e seus moradores, sofrem diariamente pela falta de presença do estado.”

Finalizando, o comunicado pede ‘criatividade’ ao torcedor e também que siga apoiando o clube. “Mas, temos a certeza da união, paixão e criatividade da nossa torcida, que estarão unidos para acompanhar a partida, dando a devida audiência aos que vetaram o duelo em nossa cidade, ou através qualquer plataforma digital e principalmente ao rádio local, que tanto nos acompanha desde a nossa fundação. SEJAM CRIATIVOS!”

TORCIDA ÚNICA?

A discussão ficou no fato de que a maioria dos torcedores sendo do Santos, por isso, o jogo poderia ser com portões fechados. Contudo, atitude poderia acontecer, já que em 2022, após a derrota por 4 a 0 para o Corinthians na Neo Química Arena, no jogo de volta na Vila Belmiro, mesmo o Santos ganhando por 1 a 0, a torcida protestou, teve invasão de campo e agressão ao goleiro Cássio.

Os episódios acontecido na Vila Belmiro 2022, foram relatados pelo árbitro da partida, e o Santos foi denunciado ao STJD. Após julgamento, o Santos foi punido no artigo 213, parágrafos I e II, por ‘desordens em sua praça de desporto’ e ‘invasão de campo ou local da disputa do evento desportivo’. Outra punição veio embasada no artigo 191 do CBJD, por conta dos sinalizadores utilizados na partida.

Com as punições, o Santos teve a perda de mando de campo em dois jogos inicialmente, que foi alterado para jogos com portões fechados. O clube também foi multado em R$ 35 mil, pelos episódios.

Desta forma, o jogo entre Ceilândia e Santos, mesmo com torcida única, terá o mando de campo do Ceilândia. O Santos terá, quando for seu mando de campo, que atuar em dois jogos, com portões fechados, sem o apoio da sua torcida.

(Foto: Ivan Storti / Santos FC)