| |

Fifa anuncia Copa Intercontinental para substituir o Mundial; brasileiros podem ter maratona

A Fifa anunciou, no último domingo (17), a realização da Copa Intercontinental, torneio que substituirá a versão anual do Mundial de Clubes. Os detalhas da nova competição foram dadas em Jedá, na Arábia Saudita, onde decorre pela última vez a disputa no formato atual.

A principal mudança em relação ao torneio anual que acontece atualmente está no regulamento. Isso porque, neste torneio em questão, o vencedor da Champions League entrará, automaticamente, na final.

Com isso, os demais clubes campeões continentais irão duelar em “playoffs”, porém com cruzamentos já pré-programados. No caminho das equipes sul-americanas, campeãs da Libertadores, estará sempre uma equipe da Confederação da América do Norte e Caribe (Concacaf).

Este duelo, diferentemente do que acontece atualmente com todos os jogos num mesmo país, acontecerá na casa do mandante. No primeiro ano, o mandante será definido por sorteio. Já nos seguintes, os mandos se alternarão. Veja os detalhes da disputa:

  • Na primeira rodada, de forma alternada, os vencedores da Liga dos Campeões da Ásia ou da Liga dos Campeões da África jogarão em seu estádio contra os vencedores da Liga dos Campeões da Oceania. Na fase seguinte, o vencedor duela contra o campeão continental que ficou à espera, sem jogar na primeira fase;
  • Esse vencedor do chaveamento que envolve a Ásia, África e a Oceania irá enfrentar o vencedor do outro chaveamento, que envolve América do Sul e Concacaf; este jogo já acontecerá em campo neutro;
  • Por fim, a equipe que sobreviver a essa disputa vai enfrentar o campeão europeu, novamente na mesma sede com estádio neutro.

Maratona aos brasileiros

Além da mudança no regulamento, que agora farão os brasileiros disputarem três partidas ao invés de duas (se chegarem à final), o calendário também atrapalha. Isso porque, de acordo com as datas previstas, o calendário de 2024 terá, em menos de um mês, decisões do torneio da Conmebol, do Brasileirão e três jogos do campeonato da Fifa.

A ideia é que, no ano que vem, o primeiro jogo, contra o campeão da Concacaf, aconteça entre o dia 08 e o dia 14/12. A data final ainda não foi definida e isso será defenido FIFA em consulta com os clubes e as confederações.

No entanto, é certo que o play-off, a última partida antes da final contra o campeão da Champions, acontecerá em 14 de dezembro de 2024. Esta partida, assim como a final, terá realização em campo neutro. A final, por outro lado, acontece dia 18.

Nesse sentido, de acordo com o calendário já disponibilizado pela CBF e pela Conmebol, o final do ano pode ser uma verdadeira loucura para times brasileiros. No total, em caso de título brasileiro na Libertadores, serão sete jogos em 19 dias, com viagens intercontinentais.

Veja, abaixo, um cenário possível para 2024 em caso de um brasileiro campeão da Libertadores:

  • 30/11: final da Libertadores
  • 1º/12: 36ª rodada do Brasileirão
  • 4/12: 37ª rodada do Brasileirão
  • 08/12: 38ª rodada do Brasileirão
  • Entre 08/12 e 14/12: Confronto com campeão da Concacaf
  • 14/12: final dos play-offs da Copa Intercontinental
  • 18/12: final da Copa Intercontinental

Vale lembrar que a Copa Intercontinental foi anunciada pela Fifa para substituir o Mundial de Clubes, que passará a ser disputado com 32 clubes e de quatro em quatro anos a partir de 2025.