|

FIFA planeja Copa de 2026 com 12 grupos de quatro seleções

Com o sucesso da fase de grupos da Copa do Mundo de 2022 no Catar, a FIFA já começa a se organizar para o próximo mundial em 2026

A Copa do Mundo FIFA de 2022 no Catar segue se afunilando, e a cada dia que passa, novas seleções dão adeus ao torneio e os sobreviventes avançam rumo a grande final. Com isso, a FIFA segue se planejando já para o próximo mundial, que teremos uma disputa entre 48 seleções na América do Norte. Os países que sediarão o mundial será os Estados Unidos, o Canadá e o México.

O aumento do número de seleções, que passará de 32 para 48, tem rendido discussões no mundo todo, e a FIFA começou o debate a respeito desse tema. Para esse Mundial em 2026, a FIFA estuda 3 formatos diferentes para acomodar as 48 equipes selecionadas.

Mesmo com as propostas, um dos modelos de disputa é o favorito da entidade. Segundo informações do UOL, a Fifa tende a manter o formato com quatro seleções por grupo para a Copa-2026, a ser realizada nos EUA, México e Canadá 2026, no caso aumentando para 12 grupos. Essa foi a indicação em discussões na cúpula da anetidade por conta do sucesso da primeira fase da Copa do Qatar-2022. Mas não há uma decisão definitiva tomada e ainda estão na mesa duas outras fórmulas.

Esse favoritismo se deve ao mundial atual, que teve disputas emocionantes da fase de grupo no Qatar, com vagas indefinidas até o último minuto, e mudaram o rumo das discussões. Uma reunião recente da Fifa sobre o Mundial-2026 sinalizou pela preferência pelos grupos de quatro times. Os grupos de três equipes ainda têm o problema de incentivar equipes a buscar empates.

O Mundial terá um novo recorde no total de jogos, que vai depender da decisão sobre o formato final dos jogos de mata-mata. Mas é certo que haverá um aumento das 64 partidas atuais para mais de 80. Com grupos de quatro times, seriam pelo menos 88 partidas.

Foto de Getty Images