Segundo informações do Marca, jornal da Espanha, a IFAB determinou alterações nas regras de pênalti e impedimento para a temporada
A temporada 2022/23 acabou e agora os clubes europeus se preparam para o início da próxima temporada, que promete mudar os rumos do futebol como conhecemos com sete novas regras para melhorar o esporte.
A IFAB, (nternational Football Association Board), anunciou nesta segunda (03), a mudança e criação de setes novas regras para o futebol mundial, dentre elas, duas se destacam mais, as alterações no impedimento e a nova regra para goleiros, a lei “anti-Dibu Martínez”. Confira:
- Anti-Dibu Martínez: O goleiro deve permanecer em sua própria linha de gol, entre as duas traves e à frente do chutador até que a bola toque. O goleiro não deve comportar-se de forma a distrair ilegalmente o executante, por ex. por exemplo não retardará a execução do pênalti nem tocará nas traves, no travessão ou na rede do gol.
- O ‘culpado’ é o treinador: Quando alguém localizado na área técnica (substituto, jogador substituído ou expulso, ou membro da comissão técnica) comete uma infração mas o infrator não pode ser identificado, o primeiro técnico presente na área técnica será sancionado.
- Medidas disciplinares:
- Existem diferentes ações em que um jogador será advertido por conduta antidesportiva, incluindo:
- -Tocar a bola com a mão para dificultar ou impedir a progressão de um ataque promissor.
- – Cometer qualquer outra infração que interfira em um ataque promissor ou seja evitada, exceto quando o árbitro marca um pênalti por uma infração com a intenção de jogar a bola; ou para disputar a bola.
- – Evitar uma oportunidade óbvia para um adversário marcar um gol por meio de uma infração com uma disputa de bola que se destina a jogar ou disputar a bola e para a qual o árbitro assinala um pênalti.
- Impedimento: Um jogador em posição de impedimento será considerado como não tendo aproveitado essa posição ao receber a bola de um adversário que voluntariamente joga a bola, incluindo a mão voluntária, a menos que seja uma ‘defesa’ de um adversário.
- Repreensões: A disputa de pênaltis acontecerá após o término da partida; Advertências e repreensões impostas a jogadores e membros da comissão técnica durante a partida não serão levadas em consideração na disputa de pênaltis. Além disso, A nova recomendação prevê que o árbitro só deve expulsar um jogador que cometeu um pênalti caso ele não tenha disputado a bola em momento algum. Se o atleta cometer a penalidade tendo mostrado qualquer tentativa de parar o lance na bola, ele não deverá ser expulso.
- Comemorações: Comemorações de gols passam a ser um item separado na lista de motivos de perda de tempo pelos quais o árbitro pode estender cada período de jogo
- Árbitro assistente: A tarefa do árbitro assistente reserva será substituir um árbitro assistente, ou quarto árbitro ou árbitro assistente adicional que não possa continuar com o seu trabalho, e auxiliar o árbitro principal da mesma forma que os outros membros da equipe de arbitragem em campo de jogo. .
- Anulação de gol em invasão de campo: Se, após a marcação de um gol e antes do reinício do jogo, o árbitro verificar que uma pessoa não autorizada estava no campo de jogo no momento em que o gol foi marcado e essa pessoa interferiu no jogo, o gol deverá ser anulado. Caso não haja interferencia no lance do gol, o gol será válido.