|

Na Europa, só a Premier League tem mais técnicos estrangeiros que o Brasileirão

Nesta quinta-feira (24), mais um técnico estrangeiro, Luís Castro (Botafogo) chegou a um clube da Série A. Com isso, são agora nove treinadores estrangeiros em 20 possíveis, no Brasileirão.

Em comparação, com os sete principais campeonatos da Europa, o Brasil só tem menor porcentagem de estrangeiros que a Premier League. No total, o Brasileirão tem 45% de estrangeiros, já a Premier League tem 65% de treinadores (13 técnicos em 20) não ingleses.

Atrás do Brasil está o Campeonato Alemão com 33,3% de treinadores estrangeiros (6 em 18). O quarto lugar fica para a França, com 30% (6 em 20), seguida da Espanha, com 25% (5 estrangeiros em 20). As três últimas posições são dos Países Baixos – 22,2% (4 em 18) -, da Itália, com 20% (4 em 20) e de Portugal, o único da lista sem treinadores estrangeiros, no momento.

O número elevado de estrangeiros treinando clubes brasileiros mostra a tendência que começou com o sucesso de Jorge Jesus e que foi confirmada com o duplo sucesso continental de Abel Ferreira. As três últimas Libertadores foram conquistadas por técnicos portugueses e o Brasileirão assume agora um número histórico de treinadores de outros países.