Neymar pode ser punido em caso de comemorações políticas na Copa do Mundo
Comemoração de Neymar (22) prometida a Bolsonaro no 1º gol da Copa é proibida pela regra da FIFA, e jogador pode sofrer punição
A poucos dias do grande Mundial do Catar 2022, os olhos do mundo todo se voltam para as Seleções favoritas ao título, como é o caso do Brasil comandado por Tite. Com a liderança técnica de Neymar dentro de campo, a Canarinho é a principal concorrente ao título.
E muito disso passa pelos pés de Neymar, o camisa 10 da Seleção e que tem se envolvido em polêmicas recentemente. No último sábado, em live com o candidato a presidência da República, Jair Messias Bolsonaro, o jogador prometeu homenagear o político em seu primeiro gol na Copa.
Porém, em caso de homenagem política, o camisa 10 pode ser punido pela FIFA. Segundo o advogado Eduardo Carlezzo, “o jogador que fizer gesto que possa se associar a política estará sujeito a sofrer processo disciplinar”.
Em 2018, durante o Mundial da Rússia, o atacante Xherdan Shaquiri e Granit Xhaka, ambos da Suiça, fizeram uma comemoração em referencia a Kosovo, território que vive em uma guerra contra a Sérvia, na busca por independência, em partida diante da própria Sérvia.
O assunto repercutiu no mundo todo e teve punições para os envolvidos.
