Por erro em jogo do Santos no Paulista, árbitra não apitou ainda no Brasileiro
O jogo entre Santos e São Paulo, vencido pelo clube da capital por 3 a 0 na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista, rendeu um gancho à árbitra Edina Alves, do quadro da Fifa, que até o momento, não fez sua estreia no Campeonato Brasileiro. O jogo ocorreu em fevereiro, e na ocasião, a árbitra não assinalou dois pênaltis para o Santos, que foram reconhecidos pela Federação Paulista de Futebol.
Na ocasião, os santistas reclamaram, e a reclamação surtiu efeito, já que a árbitra segue sem apitar no Campeonato Brasileiro, onde já aconteceram 140 jogos. A ‘geladeira’ inclui também não apitar jogos no Campeonato Brasileiro Feminino e também na Supercopa Feminina.
Em 2022, a árbitra atuou em quatro jogos pelo Campeonato Paulista Série A-1 e três da Série A-2. Pelo Campeonato Brasileiro da Série B, atuou em cinco partidas, além de atuar no Torneio de Toulon e She Belileves Cup, competições internacionais.
O jejum está chegando ao fim, já que Edina vai apitar o jogo entre Cruzeiro e Vila Nova, pela Série B. Em entrevista ao Estadão, Edina comentou sobre os erros de arbitragem e criticou a ‘geladeira’. “Os erros de arbitragem são frequentes, mas nem todos são levados para a ‘geladeira’ por tanto tempo. Em 2017, Thiago Peixoto por exemplo, errou feio num jogo entre Corinthians e Palmeiras. Ele simplesmente expulsou o jogador errado do Corinthians, deu vermelho para o Gabriel, mas quem havia feito a falta, foi o Maycon. admitiu o erro e pegou 60 dias de gancho.
Com muitas reclamações, a arbitragem nacional vem passando por uma reformulação no comando e também nas escalas. Mesmo com o auxílio do VAR, os erros vem sendo sucessivos e as críticas, contínuas.
(Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)