O grande campeão de 2021 está em processo de adequação financeira e equilíbrio de suas contas e em breve não precisará dos mecenas.
O Atlético Mineiro foi o grande campeão da temporada 2021, com a conquista da Copa do Brasil e Brasileirão, além do título estadual que completa o triplete nacional.
Porém, tudo só foi possível devido ao investimento e mudanças no clube realizadas em 2020, após as eliminações na Copa do Brasil e Sul-Americana daquele ano. Com isso, o clube começou a receber investimento de um grupo de mecenas denominados os 4R’s.
E nessa segunda-feira (17), em entrevista a Rádio Bandeirantes, um dos investidores do clube e membro do órgão colegiado que dirige o clube, Rubens Menin, afirmou que o clube será autossustentável em breve e não precisará de investimento em 2022.
“O Atlético teve um caixa positivo em 2021. Pagamos inúmeras dívidas. Então foi um ano excelente, como prevíamos. Este ano, o orçamento não prevê um novo empréstimo. Acho que se tudo der certo, o Atlético vai caminhar com as próprias pernas. Vai ter um orçamento robusto e vai poder manter o time. “
Rubens ainda relembrou o período de 2020 após as eliminações e com a alta dívida do cube, que diminuiu bastante no último ano.
“Quando a gente deu aquele gás inicial, a gente sabia que se não desse aquele gás naquela hora, o Atlético iria passar dificuldades em alguns anos, como alguns clubes. E agora, com uma administração séria, tem tudo para caminhar com as próprias pernas. Um clube que precisa de doação todo ano, não é uma coisa saudável. “
Ainda na entrevista ao repórter Lucas Herrero, Menin falou sobre a preparação para o clube se tornar autossustentável economicamente falando.
“Acho que a gente tem feito muito é preparar o Atlético para ser uma equipe sustentável e ser um time que brigue em todas as competições e seja uma equipe competitiva. Não queremos dar muleta para o Atlético, o Atlético tem que caminhar com as próprias pernas” declarou ao jornalista Lucas Herrero.
Por fim, o mecenas ainda falou a respeito da temporada 2022 e o orçamento aprovado do clube e a meta de títulos.
“O orçamento do Atlético para esse ano, foi provado, que do jeito que ele está, não precisa de doação. É um orçamento que contempla todo o exercício de 2022. Onde o Atlético terá receitas suficientes para cobrir todos os custos sem a necessidade de uma ingerência financeira por parte dos investidores. Isso é importante. E daqui para frente, organizar a casa e quem não fizer isso no futebol, está fora. Quem fizer, está dentro. Os times que fizerem uma gestão precária, vão ficar para trás. Vai haver uma separação de clubes com gestão e clubes sem gestão. Isso é indiscutível” completou.
Foto de Pedro Souza/Atlético