| |

Rueda fala sobre a arbitragem: “O Santos vem sendo muito prejudicado”

Depois de sucessivos erros de arbitragem, que prejudicaram o Santos, o presidente Andres Rueda em entrevista ao GE, fez duras críticas as últimas atuações dos árbitros nos jogos do Santos, pelo Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

Rueda falou sobre as reclamações que já foram feitas junto à FPF e a CBF nos últimos meses. “Temos dentro do possível, toda vez em que nos sentimos prejudicados, feito ofícios para a FPF e para a CBF, expondo onde nos sentimos prejudicados, anexando imagens, vídeos e pedindo uma posição formal deles, de quando é a interpretação deles, e o pedido da gravação do VAR, quando existe.”

Nos últimos três jogos, o Santos poderia ter vencido o Fluminense nos minutos finais, se tivesse sido assinalado pênalti em Bryan Angulo, e o árbitro não chegou nem a consultar as imagens do VAR. Contra o Coritiba, o pênalti marcado no lance do volante Zanocelo, também foi duvidoso, e no jogo pela Copa do Brasil, também contra o Coritiba, o lateral direito Madson sofreu pênalti claro após entrada do atacante Alef Manga, ainda no primeiro tempo. Pela Copa do Brasil, na terceira fase não tem VAR, mas tanto árbitro quanto bandeirinha, não tinham sua visão obstruída, e poderiam ter assinalado a penalidade máxima.

Rueda também falou sobre o quanto o Santos vem sendo prejudicado nos últimos jogos. “Temos feito pressão, externado nossa preocupação, nosso desagrado com o que vem acontecendo, e esperando que isso surta algum efeito. Mas infelizmente o Santos vem sendo muito prejudicado. Eu não costumo muito ir em rede social reclamar disso, porque o efeito contra as federações não é muito significativo, e você gera um mal estar entre os juízes, eu prefiro fazer essa pressão interna”.

Rueda também frisou ter contato com as federações com frequência, e que deve continuar desta forma, cobrando todas as vezes que sentir que o Santos seja prejudicado. “Temos uma interação muito grande para exercer nossos direitos e não sermos prejudicados com erros. O futebol mudou e registramos nosso descontentamento. Falam que temos de ter uma participação mais ativa na FPF e na CBF, mas estamos toda semana em contato, nessa semana o nosso vice esteve na CBF com o presidente da CBF, na assembleia que teve. E eu converso pelo menos duas vezes por semana, com o Reinaldo (FPF).

A diretoria pode fazer nova reclamação, agora junto à Conmebol, pois nos dois jogos da Copa Sul-Americana, contra o Banfield e Universidad Católica/EQU, o Santos também teve lances que reclamou erros grotescos da arbitragem.

(Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC)