|

Santos no Paulistão: Um olho para cima, outro para baixo, de novo

Como em 2021, o Santos vem passando apuros no Campeonato Paulista. Na temporada passada, o time se garantiu na primeira divisão estadual apenas na última rodada, e não se classificou para as quartas-de-final da competição. Esperava-se que em 2022, a ‘vida fosse mais fácil’, mas o que está se vendo é algo bem diferente.

Com o empate com o lanterna geral da competição, o Novorizontino, o Santos chegou aos 10 pontos e ocupa a 11ª colocação no geral, de 16 clubes. Com três rodadas para o término da primeira fase, no Grupo D o Peixe briga com o Santo André, que também tem 10 pontos, porém tem saldo de -1, enquanto o time da Vila Belmiro tem saldo de -3.

Na classificação geral, o Santos está à frente da Ferroviária, que também tem 10 pontos, porém tem 9 gols feitos, enquanto o Peixe fez 10. Em seguida vem a Inter de Limeira (Grupo A) e Ponte Preta (Grupo D) com 8 pontos, Água Santa (Grupo A) com 7 pontos e o Novorizontino, (Grupo B) com 3 pontos.

Na reta final, faltando 3 jogos, o Santos enfrenta a Ferroviária em Araraquara no dia 05 de Março, o Palmeiras no Allianz Parque no dia 13 de março e fecha a primeira fase contra o Água Santa no dia 20 de março, na Vila Belmiro, podendo este ser o jogo de permanência na Série A em 2023, ou até o da classificação para a próxima fase.

Nesta segunda-feira, o técnico Fabián Bustos já comanda as primeiras atividades no comando do Santos. Este será o quinto treinador desde que o presidente Andres Rueda assumiu o Santos em janeiro de 2021.

OPINIÃO – Em 2022, o time santista não apresentou um padrão de jogo ao menos satisfatório, e as vitórias que aconteceram, vieram principalmente por brilhos individuais, e poucos, sem uma partida que se afirme que foi boa, do inicio ao final. O setor mais carente de reforços, há muitos anos é o meio campo santista, que não protege a defesa e não cria volume de jogo ao ataque, o que torna os jogos do Santos, partidas apáticas, sem grandes jogadas coletivas, ficando apenas a mercê de jogadas individuais dos seus talentos.

(Foto: Ivan Storti / Santos FC)