STF nega recurso do Flamengo, declara Sport como único campeão de 1987 e mantém Taça das Bolinhas para o São Paulo
O STF não acolheu o último recurso do Flamengo e confirmou Sport Recife como único campeão de 1987 e São Paulo como legítimo portador da Taça das Bolinhas
A temporada do futebol brasileiro em 2023 está chegando ao fim, e com apenas mais uma rodada para ser disputada no Brasileirão, alguns clubes já sabem seus destinos para o ano de 2024, como é o caso do Flamengo, que tem chances remotas de título e está com a vaga encaminhada para a Libertadores 2024.
Em meio a isso, o Flamengo volta a ser assunto na justiça devido ao recurso para ser mantido como campeão brasileiro de 1987 e também como o detentor da Taça das Bolinhas, entregue ao primeiro pentacampeão brasileiro de futebol.
Nesta quarta (06), segundo informações de Wanderley Nogueira, da Rádio Jovem Pan, o STF (Supremo Tribunal Federal) não acolheu o último recurso do Flamengo e confirmou Sport Recife como único campeão de 1987 e São Paulo como legítimo portador da Taça das Bolinhas.
De acordo com a fonte, o Ministro Dias Toffoli, relator, reforçou decisão do Tribunal que reconheceu “em definitivo, o Sport Clube Recife como único campeão legítimo do torneio brasileiro de futebol 1987, conduz à inexorável improcedência do pedido formulado na ação principal, daí por que não merece prosperar a irresignação recursal”.
Em 2017, 30 anos do término da competição, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal manteve decisão que proclamou o Sport Club do Recife como único campeão brasileiro de 1987. A discussão sobre a Taça das Bolinhas veio na sequência.