VAR tem atuação decisiva em pênalti contra o Santos; lance ainda tem situação inusitada
Na vitória contra o Red Bull Bragantino, um lance chamou atenção, e teve a avaliação e opinião direta do VAR, e teve um complemento inusitado, antes da decisão final. O árbitro Paulo Cesar Zanovelli nos últimos minutos do segundo tempo, apontou pênalti em um lance do lateral Madson, que foi derrubado na área.
Com o pênalti apontado, o VAR fez a análise de praxe, e Daiane Muniz dos Santos, chamou o árbitro para avaliação. Com a avaliação, Daiane apontou que a bola teria recomendado ao árbitro, a anulação da marcação do pênalti, após revisão. “Há uma disputa por espaço entre ambos os jogadores com o braço, tá esse braço do jogador defensor, ele é um braço de referência, ele não faz falta. Ele não atinge o rosto do adversário, ok?”
Momentos depois, Daiane fala com o árbitro sobre sua revisão. “Daiane falando. Recomendo revisão para um possível não penal. Deixa eu ver o APP, Rodolfo, por favor. Zanovelli, há uma disputa por espaço entre os jogadores utilizando os braços, tá? E eu não tenho o braço no rosto, ok?”
Com a indicação do VAR e a avaliação no vídeo, o árbitro comunica ao VAR que muda a marcação. “Nada na disputa, ação de disputa, tá? Daiane, o braço não pega, está no movimento de disputa e pega de forma involuntária, numa ação de disputa. Eu vou voltar com a bola no chão, tá? E tirar o cartão também amarelo dele, por temeridade.”
O momento inusitado aconteceu entre a marcação do pênalti e a revisão, pois o volante Sandry, se posicionou para a cobrança, e não percebeu que o árbitro foi para o VAR, para análise, partiu para a cobrança e fez o gol. O goleiro Cleiton, que também não percebeu a opção do árbitro, pulou para o lance, mas não alcançou. Depois de fazer o gol, Sandry saiu para comemorar, mas logo viu que não tinha sido um lance válido.
(Foto: Reprodução / Premiere SporTV)