|

Veja os detalhes que levaram José Renato Quaresma sair do Comitê de Gestão do Santos

Durante entrevista ao Canal “Esporte por Esporte”, o empresário José Renato Quaresma explicou os motivos pelos quais o levaram a pedir desligamento do Comitê de Gestão do Santos, onde também era um elo do Comitê e os jogadores do elenco. “Passei bem o Covid, tive só uma pequena variação depois que o chamado D-dímero subiu muito. Estava proibido pelo médico de subir a serra, uma situação que demorou um pouco a mais para se resolver, foi o tempo que eu não pude viajar com a delegação e tive que ficar em Santos, tentando resolver as coisas daqui. Depois tive um problema de síndrome de ansiedade, o que pegou um pouco mais. Foram adventos da Covid, tive que me tratar e me afastar. Não sabia se esse período ia ser mais longo ou mais curto, mas tudo dando certo e tenho agradecer por estar com a saúde em dia”.

O presidente Andres Rueda ainda não nomeou um substituto para Quaresma no Comitê de Gestão do Santos. Quaresma também explicou a importância do desligamento no momento, e falou das dificuldades encontradas enquanto esteve no cargo. “Na verdade, a saúde tem sempre que estar em primeiro lugar. Tive um desgaste, não dentro do clube, mas um desgaste físico e isso corroborou muito para que eu tomasse a decisão de ter que sair para me cuidar. A decisão de sair foi minha em cima de cuidar da minha saúde, o processo desgastante que tivemos nos primeiros meses para todos do clube no CG foi enorme. Não vou me colocar maior que ninguém, mas eu assumi o CT no dia 15 de dezembro e antes tinha um convite do Rollo, que pediu para que eu fosse até o CT para verificar algumas coisas. Realmente a gente acabou detectando muitos problemas que foram passados ao Rollo, depois da eleição passamos ao Rueda e ao CG. Assim que a gente recebesse a faixa para entrar a administrar o clube no dia 1, no dia 4 já tínhamos um jogo contra o Boca Juniors na Argentina. ”

Sobre suas ações no Comitê, Quaresma comentou sobre seus desdobramentos, para conseguir bons resultados no que lhe cabia como função. “Muitas situações que tivemos que resolver, tivemos um tempo muito curto. Resolver em uma gestão do Rollo, que ainda estava trabalhando, tivemos que ajustar para chegar na Argentina com o time motivado, equalizado, com potencial de jogar bem e fazer uma boa semifinal (Libertadores) para ir a final. Realmente, foi bem trabalhoso e não me arrependo de nada. No mês de janeiro só fui uma vez na minha empresa e havia necessidade de uma assistência maior ao clube.  Os jogadores em mudança de diretoria ficam com algumas dúvidas, não sabem como a diretoria vai agir e se manter.”

O dirigente ainda mencionou sobre as atitudes que não ajudam em nada, como fofocas e politicagens, nas situações encontradas. “Teve muita fofoca, muita desculpa política nesse meio envolvendo e sentíamos que quanto mais errado dava, mais as pessoas festejavam. Isso influência na vida do atleta, do treinador que estava. Todos sentiram esse processo de mudança de diretoria porque realmente é difícil, sabíamos de tudo isso. Tínhamos jogo no dia 4 depois de uma semana mais um jogo e uma final de Libertadores. Nesse meio tínhamos o Campeonato Brasileiro que tínhamos que estar trabalhando também para conquistar a pré-Libertadores caso alguma coisa desse errado. Foi um processo que tivemos que chegar e atuar.”

O pedido de licença, poderia ter sido um pedido de licença, mas Quaresma, em conversa com o presidente Andres Rueda, afirmou não achar correto tal situação, e optou pelo desligamento do clube, o que não o impede de voltar em outras ocasiões. “Nós poderíamos ter pensado em um licenciamento, mas comentei com o presidente que não acho justo. Quem assume um papel importante no clube, na situação que o clube está hoje ele precisa se dedicar. Tenho a consciência tranquila dos três meses que tive que me dedicar em várias situações de apaga fogo, incêndio e problemas para ajudar o clube. Eu não me sentiria bem em querer ficar no cargo só para me afastar e sem deixar ninguém trabalhar. Isso eu coloquei para o presidente, ele sugeriu que eu me afastasse e fui eu que decidi me desligar.”

(Foto: Esporte por Esporte / Youtube)