ZURICH, SWITZERLAND - DECEMBER 17: Arsene Wenger reacts while awarding The Best FIFA Women's Coach award to Sarina Wiegman (not pictured) during the The Best FIFA Football Awards on December 17, 2020 in Zurich, Switzerland. (Photo by Valeriano Di Domenico - Pool/Getty Images)
Arsene Wenger apoia os planos de sediar uma Copa do Mundo da FIFA a cada dois anos, como parte de uma reformulação completa do calendário internacional.
A FIFA está atualmente realizando um estudo de viabilidade para transformar a Copa do Mundo feminina e masculina em um evento bienal, em vez de ocorrer apenas uma vez a cada quatro anos. Isso resultaria em um grande torneio sendo realizado a cada verão.
“Mais partidas eliminatórias, menos jogos de qualificação. É isso que os fãs querem ”, disse Wenger.
Em declarações ao jornal alemão Kicker, Wenger disse: “Sempre tive a sensação de que as muitas pausas mais curtas eram bastante desfavoráveis para os jogadores. Esses sempre foram momentos de incerteza. Como os jogadores estão se sentindo mentalmente depois do jogo? Você volta machucado? Foi exatamente o que aconteceu com Robert Lewandowski, que se machucou com a seleção polonesa contra Andorra. Isso arruinou toda a temporada da Liga dos Campeões do Bayern. ”
Em vez disso, Wenger propôs uma pausa internacional de um mês em outubro para as nações consolidarem toda a campanha de qualificação, uma mudança que ele pediu pela primeira vez em março deste ano.
O ex-técnico do Arsenal acrescentou: “As seleções nacionais podem se encontrar em outubro, disputar sete partidas de qualificação durante um mês e, em seguida, disputar as finais de um torneio em junho. Queremos reduzir o número de jogos, isso é muito importante porque podemos ver a condição dos jogadores.”
O plano seria reduzir o número de dias no calendário do futebol reservado para pausas internacionais de 50 para 28 dias, bem como o número de partidas de qualificação reduzido de 10 para 7.
“Garantimos um período de descanso após cada torneio. Pense desta forma: 2026 a Copa do Mundo nos EUA, México e Canadá; 2027 um Campeonato Europeu e os outros torneios continentais; 2028 outra Copa do Mundo; e assim por diante. As competições vão ficar todas até 2024, e as mudanças só podem ser feitas depois disso.” disse ele.
A FIFA iniciou o estudo de viabilidade depois que uma proposta foi apresentada pela Federação de Futebol da Arábia Saudita (SAFF) no congresso anual do órgão dirigente em maio.
Não há uma data oficial de término para o estudo, entretanto, e qualquer mudança potencial no sistema existente provavelmente levará vários anos. Quaisquer mudanças no calendário internacional também teriam que ser aprovadas pelo conselho governante da FIFA e, possivelmente, também por um congresso completo de todas as federações.
A Copa do Mundo é realizada a cada quatro anos desde o torneio inaugural em 1930, exceto em 1942 e 1946, quando não foi realizada por causa da Segunda Guerra Mundial. Da mesma forma, o Campeonato da Europa tem lugar a cada quatro anos desde 1960, com exceção do Euro 2020 que foi adiado por causa da pandemia COVID-19.
Uma Copa do Mundo bienal é atraente para as emissoras, mas seria ferozmente contestada por federações, ligas e clubes que temem o esgotamento dos jogadores.
Por exemplo, a ideia foi considerada “irreal” pela European Leagues, um coletivo de 37 ligas e associações de clubes na Europa.
Da mesma forma, quando questionado sobre uma possível Copa do Mundo bienal em abril durante uma coletiva de imprensa, o técnico do Manchester City, Pep Guardiola, brincou: “Talvez devêssemos pedir à UEFA e à FIFA para prorrogar um ano. Talvez pudéssemos ter 400 dias por ano. ”
Foto de Getty Images
O Palmeiras perdeu para o Corinthians por 1 a 0, nesta quarta-feira (30), na Neo Química Arena, pelo jogo de…
O Palmeiras perdeu para o Corinthians por 1 a 0, nesta quarta-feira (30), na Neo Química Arena, pelo jogo de…
O Palmeiras realizou, nesta sexta-feira (1), uma cerimônia de despedida para Mayke, que acertou com o Santos nesta semana. Durante…