Com brasileiro, veja como está a corrida pela Chuteira de Ouro
Uma das novidades da última convocação de Tite na Seleção, Arthur Cabral é o brasileiro mais bem colocado na classificação da Chuteira de Ouro. Sem um vencedor desde Jardel em 2002, quando jogava pelo Sporting, o futebol brasileiro tem no atacante do Basel a esperança de ter um forte candidato na principal premiação de artilheiros do mundo, mas a briga é pesada.
Apesar dos 11 gols marcados no Campeonato Suíço, Arthur está abaixo dos 10 melhores colocados na corrida pela Chuteira de Ouro. Por jogar no país fora das cinco principais ligas europeias, a cada gol do brasileiro tem peso 1,5 e hoje aparece com 16,5 pontos na classificação dos goleadores. O ex-Palmeiras e Ceará tem
Arthur Cabral tem exatamente a metade da pontuação do atual líder da Chuteira de Ouro, o atacante norueguês Ohi Omoijuanfo, do Molde, que tem 33 pontos. Os outros dois jogadores do pódio são Thomas Lehne Olsen e Veton Berisha, no quais ambos atuam na Noruega. O domínio se dá pelo Campeonato Norueguês ter um calendário anual, semelhante ao do futebol brasileiro. Então, enquanto várias ligas estão no início, ele já entrou na parte final.
Dentre os astros do futebol mundial, apenas o francês Karim Benzema está no top 10. Com 9 gols no Campeonato Espanhol, o atacante do Real Madrid soma 18 pontos na briga pela Chuteira de Ouro e ocupa a sétima colocação. Nomes como Messi, maior vencedor da história do prêmio, e Cristiano Ronaldo aparecem longe dos principais artilheiros da Europa.
Robert Lewandowski, atual detentor do prêmio ao somar incríveis 82 pontos na temporada passada, está na 22ª colocação, com 14 pontos. Assim como Haaland, com seus sete gols na Bundesliga e também tem 14 pontos. Veja o ranking:
- 1 – Ohi Omoijuanfo (NOR, Molde) – 33 pontos (22 gols)
- 2 – Thomas Lehne Olsen (NOR, Lillestrom) – 27 pontos (18 gols)
- 3 – Veton Berisha (NOR, Viking Stavanger) – 22,5 pontos (15 gols)
- 4 – Mikke Dahl (DIN, Tórshavn) – 21 pontos (21 gols)
- 5 – Henri Anier (EST, Paide Linnameeskond) – 20 pontos (20 gols)
- 6 – Ricardo Gomes (CBV, Partizan Belgrado) – 19,5 pontos (13 gols)
- 7 – Erik Botheim (NOR, Bodo/Glimt) – 18 pontos (12 gols), Georgie Kelly (IRL, Bohemian) – 18 pontos (18 gols), Karim Benzema (FRA, Real Madrid) – 18 pontos (9 gols), Michael Frey (SUI, Royal Antuérpia) – 18 pontos (12 gols), Rauno Sappinen (EST, Flora Tallinn) – 18 pontos (18 gols)
- 8 – Zakaria Beglarishvili (GEO, Levadia Tallinn) – 17 pontos (17 gols)
- 9 – Arthur Cabral (BRA, Basel) 16,5 pontos (11 gols), Mushaga Bakenga (NOR, Tokushima Vortis) 16, 5 pontos (11 gols).
