Conheça Mohammed bin Salman, novo dono do Newcastle
Na última quinta-feira (7), o Newcastle anunciou que foi comprado por um fundo de Investimentos da Arábia Saudita, o que fez o clube se tornar um dos times mais ricos do mundo. Apesar de não ter divulgado o valor da venda, especula-se que o negócio tenha girado em cerca de 300 milhões de libras (R$2,2 bilhões).
No entanto, após a venda do Newcastle, muitas perguntas surgiram, e a principal é: quem é o novo dono da equipe inglesa?
O Newcastle foi comprado por Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro da Arábia Saudita, vice-primeiro ministro e também ministro da defesa do país. Apesar dos inúmeros títulos que possui em seu nome, Salman possui denuncias por suprimir os direitos civis de seu povo e de assassinato contra jornalistas que eram contra seu governo.
Quem é de fato Mohammed bin Salman?
Aos 36 anos, o príncipe Mohammed bin Salman é o principal governador de seu país, já que o rei Salman bin Abdulaziz sofre do Mal de Alzheimer. O príncipe também detém os títulos de vice-primeiro ministro, além de ser ministro da defesa. Por muitos sua gestão é considerada modernizadora, já que decretou que as mulheres fossem livres para dirigir, frequentar estádios e inseri-las no mercado de trabalho.
Salman também tenta diversificar a economia de seus país e investir milhões no programa “Visão 2030”, que abriria a Arábia Saudita para potenciais investidores internacionais, já que o país possui inúmeros setores inexplorados, como o turismo, logística e indústria bélica.