Decisivo no City, Haaland dispara na disputa pela Chuteira de Ouro; veja o top 10
A corrida pela Chuteira de Ouro da temporada 2022/23 segue intensa, mas parece ter um vencedor bem encaminhado. Após mais uma rodada do final de semana, a lista continua com Erling Haaland na liderança no prêmio dado ao maior artilheiro das ligas europeias e dono da maior pontuação.
A Chuteira de Ouro leva em conta apenas gols nas ligas nacionais e dá peso de 2 pontos nos campeonatos da Alemanha, Espanha, França, Itália e Inglaterra. Ligas intermediárias, como Portugal, Holanda, Rússia e Bélgica equivalem a 1,5 pontos a cada gol. Já as menos expressivas, a exemplo de Bósnia, Dinamarca, Eslovênia e Hungria dão 1 ponto.
O atacante norueguês anotou dois gols diante do Leicester e chegou a marca de 32 gols na Premier League com a camisa do Manchester City, tornando-o o artilheiro isolado da competição. Assim, o camisa 9 caminha atingiu os 64 pontos e caminha a passos largos para conquistar a Chuteira de Ouro, sua primeira na carreira.
Logo em seguida de Haaland, Harry Kane está na segunda colocação, que apesar da má fase no Tottenham, soma 23 gols e 46 pontos. O pódio é completado pelo destaque do Napoli, Victor Osimhen, e tem 21 gols, o que equivale a 41 pontos.
Confira o top 10:
- Erling Haaland (Manchester City) – 32 gols – 64 pontos
- Harry Kane (Tottenham) – 23 gols – 46 pontos
- Victor Osimhen (Napoli) – 21 gols – 42 pontos
- Enner Valencia (Fenerbahce) – 27 gols – 40.5 pontos
- Kylian Mbappé (PSG) – 20 gols – 40 pontos
- Alexandre Lacazette (Lyon) – 19 gols – 38 pontos
- Jonathan David (Lille) – 19 gols – 38 pontos
- Amahl Pellegrino (Bodo/Glimt) – 25 gols – 37,5 pontos
- Ivan Toney (Brentford) 18 gols – 36 pontos
- Folarin Balogun (Stade de Reims) – 18 gols – 36 pontos
