FIFA dá passo importante para Copa do Mundo ser realizada a cada dois anos
Apesar de ainda não ser unanimidade, as discussões em torno da possibilidade da Copa do Mundo ser disputada a cada dois anos tem se intensificado. Entusiasta da ideia, a Fifa convidou treinadores de todas as 211 seleções masculinas filiadas para realizar uma reunião.
O objetivo é apresentar os seus planos e um novo cronograma de partidas internacionais. Pela pandemia, a reunião acontecerá por meio de videoconferências, que serão realizadas nesta semana. O principal condutor será o ex-técnico do Arsenal e agora chefe de Desenvolvimento Global do Futebol da Fifa, Arsène Wenger.
Apesar da intensa movimentação da Fifa, a entidade ainda tem opositores, como a própria Uefa. Segundo a Reuters, na última sexta-feira os organismos europeus mostram recusa a participar de qualquer novo torneio e calendário se os planos forem adiados em uma votação planejada em dezembro.
“A contribuição de um técnico de uma seleção masculina é essencial. As oportunidades de estarmos juntos são poucas e raras, mas devemos aproveitar essas ocasiões, pois esse diálogo nos ajuda a proteger o lugar único que o futebol tem no mundo e torná-lo verdadeiramente global”, disse Wenger.
Em sua justificativa para aprovar a disputa da Copa do Mundo, a Fifa diz que as chances de vários países participarem do principal evento do planeta serão maiores, e que um processo de qualificação simplificado, com menos paradas internacionais, diminuiria as viagens dos jogadores.
Por sua vez, a Uefa vê que a mudança de formato como diminuidor do prestígio da competição, e prejudicaria diretamente a realização de outros torneios importantes, pesando o cronograma.
