|

Guardiola desabafa sobre lesões e critica atual modelo de pré-temporada do futebol europeu

O atual campeão da Champions League criticou o modelo atual do calendário e culpou a pré-temporada pelas lesões recorrentes em grandes clubes

Campeão da Supercopa Europeia, o Manchester City ergueu mais uma taça na tarde de ontem (17), em meio ao início da temporada europeia e chega como super favorito a todos os outros principais troféus e campeonatos do ano, sob comando de Pep Guardiola.

Porém, após a conquista de mais um título continental, o treinador espanhol desabafou e criticou o atual modelo da pré-temporada no velho continente. Segundo o mesmo, as viagens e os poucos dias de descanso são impactantes demais no elenco.

“Na minha primeira pré-temporada, tive 25 dias para preparar meu time para o primeiro jogo oficial, que foi contra o Skonto Riga, na qualificação para a Champions League, que nós vencemos. Hoje, nos dão 4 ou 5 dias, e veja só quantas lesões andamos vendo de ligamento cruzado anterior do joelho”.

“Nos fazem ir para a Ásia, pros Estados Unidos, jogar partidas muito difíceis, jogar clássicos, jogos enormes, e os jogadores caem, e eles continuarão caindo porque o show precisa continuar”.

O treinador ainda culpou a pré-temporada pelas inúmeras lesões em grandes clubes, como a do Kevin De Bruyne no próprio City, e também a de Courtois e Militão, ambos do Real Madrid.

Se Courtois não está disponível, alguém estará no lugar dele. Se Militão não estiver disponível, alguém estará no lugar dele. Se De Bruyne não estiver disponível, alguém estará no lugar dele”.

Por fim, Guardiola falou sobre um possível boicote contra esse momento de preparação para a temporada, para evitar desgastes e lesões dos jogadores.

“É uma batalha perdida, a menos que os próprios jogadores ajam por eles mesmos e decidam que não vão jogar assim. É perdido, a UEFA e a FIFA não vão fazer nada”.