| | |

Lenda do Bayern de Munique, Xabi Alonso é o novo treinador do Bayer Leverkusen

O espanhol foi anunciado na tarde dessa quarta-feira (05), pelo time alemão, e retornar ao futebol do país após 5 anos fora

Com o fim do ano chegando, muitos clubes começam a se posicionar no mercado de transferências na busca de novos reforços para o ano de 2023, e no futebol europeu, com o foco na metade final da temporada atual.

E uma dessas equipes é o Bayer Leverkusen, que surpreendeu a todos nessa quarta-feira (05), ao anunciar a demissão do treinador Gerardo Seoane, após o duelo de ontem pela Liga dos Campeões, onde o time alemão saiu derrotado pelo Porto por 2×0.

Junto a demissão, o clube já anunciou o seu substituto, o ex-meia espanhol, Xabi Alonso, ídolo do Real Madrid, Liverpool e Bayern de Munique, onde encerrou sua carreira em 2017, jogando pelo time bávaro.

Fernando Carro, CEO do Bayer 04, enfatiza expressamente a complexidade da decisão: “Gerardo Seoane era muito estimado em todo o clube, como treinador e como pessoa. A separação não é fácil para nós. Mas em nossa situação atual não vemos outra opção.”

“Em Xabi Alonso, contratamos um treinador que, como jogador, foi um profissional absoluto de classe mundial por muitos anos, um estrategista inteligente e extremamente bem-sucedido em três das ligas europeias mais exigentes”, diz Rolfes, diretor esportivo do clube. 

Alonso trabalhou pela última vez como treinador na Real Sociedad San Sebastian, onde ficou por três anos com a segunda equipe do clube da primeira divisão espanhola, antes disso ele trabalhou na equipe juvenil do Real Madrid.

“Conheço o Leverkusen do meu tempo na Alemanha como um excelente clube. O Bayer 04 sempre teve grandes jogadores e vejo muita qualidade no elenco atual também”, disse Alonso. “Em minhas discussões com o clube, rapidamente ficou claro que, apesar da situação difícil atualmente, metas ambiciosas ainda estão sendo perseguidas em princípio. Estou muito empolgado com esta tarefa e tenho certeza de que cumpriremos essa reivindicação”.

Com contrato até 30 de junho de 2024, o Bayer 04 apresentará oficialmente o espanhol de 40 anos em uma coletiva de imprensa amanhã (06), às 11h30, na BayArena em Leverkusen.

Foto de Getty Images