|

Liga Italiana proíbe uniformes verdes a partir da temporada 2022/23

Além dos uniformes verdes, outra exigência é de dois uniformes contrastantes: um claro, outro escuro. Se uma camisa tem listras ou faixas, a outra não deve repetir uma das cores

A liga italiana, famosa Serie A TIM, aprovou e publicou ontem (14), o novo regulamento de uniformes para a disputa da competição. E muitas alterações grandes foram decididas nessa publicação.

A mais polemica delas é o banimento de uniformes verdes da liga. Segundo o novo regulamento, no artigo 2, que fala sobre as cores que as equipes podem usar, no parágrafo 1 surge uma nova regra: a partir da temporada 2022/23 , o verde dos uniformes dos jogadores em campo será banido, sendo restrito apenas ao goleiro.

A regra foi antecipada no regulamento desta temporada, a fim de permitir que os clubes se movimentem de acordo as novas exigências. Os kits para a temporada seguinte já começam a funcionar durante a atual. 

O motivo é de natureza televisiva : “queremos evitar que a cor dos uniformes seja muito parecida com a do campo, confundindo o espectador.” diz a liga.

Ao mesmo tempo, os torcedores do estádio e os árbitros também terão um contraste maior entre os equipamentos e o gramado. 

Caso contrário, se mais de três cores forem usadas, uma deve ser claramente dominante na superfície da camisa, shorts e meias, e as outras cores claramente secundárias. Quanto às meias, mesmo que as cores secundárias sejam duas, uma delas deve ser claramente dominante na superfície das meias.

Com isso, times como o Sassuolo, que tem suas cores históricas como o verde e preto, devem fazer alterações em seus uniformes para a temporada 2022/23.

Foto de Getty Images