
Foto: Reuters
A vitória da Áustria por 3 a 1 contra a Macedônia do Norte ficou marcada por uma cena polêmica no final do jogo. Após marcar o terceiro gol austríaco aos 44 do segundo tempo, Marko Arnautovic encarou seus rivais e fez gestos que foram interpretados como racistas na comemoração.
Nesta segunda-feira (14), a federação de futebol da Macedônia do Norte emitiu um comunicado pedindo punição severa para o jogador pela ofensa. O centro de todo problema está presente no conflito de Kosovo: além dos gestos, Arnautovic teria gritado a expressão “shiptar” para os jogadores macedônios de origem albanesa, como forma de desrespeitar suas raízes.
Em sua defesa, o jogador austríaco disse que “não é racista” e que “proferiu palavras mais acaloradas pelo calor do momento”. Ainda em campo, David Alaba, capitão da seleção e agora jogador do Real Madrid, teve que acalmar seu colega.
Confira a íntegra da nota da federação macedônia:
“A Federação de Futebol da Macedônia condena veementemente a explosão nacionalista de austríaco Marko Arnautovic após um gol marcado na partida de ontem contra a Macedônia do Norte, dirigido contra o jogador Ezdjan Alioski.
Ao mesmo tempo, informamos que enviamos uma carta oficial à UEFA exigindo a punição mais severa para o jogador austríaco Marko Arnautovic. Somos sempre contra o nacionalismo, a discriminação e todas as outras formas de insultos que não estão no espírito do futebol e nos valores que todos defendemos.
Estaremos sempre de pé e defenderemos os interesses e a dignidade dos jogadores da seleção macedônia, onde quer que eles joguem.”
O Botafogo segue atento ao surgimento de mais uma promessa formada em General Severiano. Aos 15 anos, o atacante Bernardo…
A Portuguesa oficializou a chegada do atacante Matheus Cadorini, de 23 anos, para compor o elenco na temporada de 2026.…
A Portuguesa-RJ oficializou a chegada do zagueiro Jadson Cristiano, de 34 anos, para a temporada de 2026. O defensor passa…