Premier League anuncia aprovação da regra de até cinco substituições para a próxima temporada

Foto: Getty Images.

Nesta quinta-feira (31), a Premier League divulgou em seu site oficial uma declaração informando que a partir da próxima temporada, os clubes poderão fazer até cinco substituições por partida, tendo ainda uma oportunidade extra nos intervalos.

Essa medida já havia sido tomada por outras ligas durante o período de pandemia, porém é a primeira vez que é adotada pela Premier League. No ano de 2020, técnicos como Jurgen Klopp e Pep Guardiola chegaram a criticar a liga por ter sido a única a não adotar a medida mesmo com um calendário muito apertado. Na época, o projeto não foi aprovado por não ter atingido o mínimo de 14 votos.

No final do ano passado, o técnico do Liverpool voltou a defender a regra das cinco substituições por jogo, alegando que o calendário e alto número de lesões atrapalham o desempenho das equipes.

“Você traz jogadores de volta após Covid ou após uma lesão, e por causa dos jogos que temos que jogar, eles têm que jogar imediatamente. Então eles estão de fora novamente porque você não pode retirá-los depois de 60 minutos porque você tem que mudar outras coisas“, afirmou Klopp em dezembro de 2021.

A liga também anunciou novas medidas em relação a protocolos contra a Covid-19 e datas sobre transferências. A partir de 4 de abril, funcionários e jogadores dos clubes não precisarão realizar dois testes por semana, somente aqueles que apresentarem sintomas.

A janela de transferências de verão iniciará no dia 10 de junho e terminará às 19h (horário de Brasília) do dia 1º de setembro. A Premier League edição 2022/23 iniciará no dia 6 de agosto e a última rodada da temporada está prevista para o dia 28 de maio de 2023.

Vale ressaltar que a competição passará por uma pausa por devido à realização da Copa do Mundo do catar. Acontecerão 16 rodadas até o dia 13 de novembro, haverá a pausa, e a liga só será retomada no dia 27 de dezembro.

Flamengo x Palmeiras entra em ranking de maiores rendas do futebol brasileiro; veja o top 10 Volta por cima? Criticado na Copa do Mundo, Fred vive boa fase no United Freguesia? Vítor Pereira não venceu confrontos com Abel Ferreira no futebol brasileiro Os jogadores em atividade com mais gols pelo Palmeiras