|

Premier League anuncia aprovação da regra de até cinco substituições para a próxima temporada

Nesta quinta-feira (31), a Premier League divulgou em seu site oficial uma declaração informando que a partir da próxima temporada, os clubes poderão fazer até cinco substituições por partida, tendo ainda uma oportunidade extra nos intervalos.

Essa medida já havia sido tomada por outras ligas durante o período de pandemia, porém é a primeira vez que é adotada pela Premier League. No ano de 2020, técnicos como Jurgen Klopp e Pep Guardiola chegaram a criticar a liga por ter sido a única a não adotar a medida mesmo com um calendário muito apertado. Na época, o projeto não foi aprovado por não ter atingido o mínimo de 14 votos.

No final do ano passado, o técnico do Liverpool voltou a defender a regra das cinco substituições por jogo, alegando que o calendário e alto número de lesões atrapalham o desempenho das equipes.

“Você traz jogadores de volta após Covid ou após uma lesão, e por causa dos jogos que temos que jogar, eles têm que jogar imediatamente. Então eles estão de fora novamente porque você não pode retirá-los depois de 60 minutos porque você tem que mudar outras coisas“, afirmou Klopp em dezembro de 2021.

A liga também anunciou novas medidas em relação a protocolos contra a Covid-19 e datas sobre transferências. A partir de 4 de abril, funcionários e jogadores dos clubes não precisarão realizar dois testes por semana, somente aqueles que apresentarem sintomas.

A janela de transferências de verão iniciará no dia 10 de junho e terminará às 19h (horário de Brasília) do dia 1º de setembro. A Premier League edição 2022/23 iniciará no dia 6 de agosto e a última rodada da temporada está prevista para o dia 28 de maio de 2023.

Vale ressaltar que a competição passará por uma pausa por devido à realização da Copa do Mundo do catar. Acontecerão 16 rodadas até o dia 13 de novembro, haverá a pausa, e a liga só será retomada no dia 27 de dezembro.