UEFA duplica premiação para a Eurocopa Feminina de 2022

Foto: UEFA/Divulgação

A UEFA, através de seu Comitê Executivo, anunciou uma decisão que trará mais peso para a Eurocopa Feminina de 2022. Em comparação com a última edição do torneio continental, em 2017, a premiação será duplicada.

Nesta quinta-feira, o Comitê Executivo se reuniu para aprovar o aumento da premiaçã o para as seleções envolvidas. De acordo com a UEFA, todas as 16 seleções presentes na Inglaterra para a fase final dividirão cerca de 16 milhões de euros (aproximadamente R$ 99 milhões). Esse valor está significativamente acima dos 8 milhões de euros (cerca de R$ 49 milhões) premiados na última edição, disputada na Holanda.

Ainda que com valores menores, o futebol feminino caminha na contramão, em relação ao masculino. Na última Eurocopa, por exemplo, as 24 seleções masculinas dividiram cerca de 331 milhões de euros. Entretanto, apesar dos altos valores a premiação foi reduzida pela UEFA antes do início da competição. A decisão se deu devido aos efeitos causados pela pandemia.

Será estabelecido um valor apenas por participação do torneio, tendo ainda um bônus por desempenho para as seleções. Além disso, a UEFA distribuirá pela primeira vez 4,5 milhões de euros aos clubes, pela liberação das jogadoras que irão disputar o torneio. Mais detalhes da divisão serão divulgados posteriormente pela entidade.