A final de 1986: River afasta os fantasmas e vence sua primeira Libertadores
River Plate e Flamengo decidirão a Libertadores da América no próximo dia 23, em Lima. Uma final histórica, a primeira vez com jogo único nesses 60 anos da maior competição de nosso continente. Como forma de entrar no clima, faremos uma série de matérias especiais relatando as finais dos times envolvidos. Dando continuidade a nossa série, trataremos do primeiro título da Libertadores pelo lado Millionario: a final de 1986.
O objetivo é a de contar em forma de crônica a história do confronto final dessas Copas que esses dois clubes foram finalistas. Isso com todo o amor e a valorização que nossa Libertadores merece e nem sempre recebe. Leia agora sobre a final entre River Plate e América de Cali.
Veja as matérias sobre as outras finais:
• La primeira final de River #1
• Pelo amor de Deus, Joãozinho #2
Caminho até a final – Libertadores 1986:
No dia 22 de outubro de 1986, o River Plate iniciaria a disputa de mais uma final de Copa Libertadores. Desta vez, viajaria para Cali, onde enfrentaria o América de Cali/COL.
Antes disso, o River Plate, na fase de grupos, tinha tarefa complicada em grupo que possuía: Montevideo Wanderers e Peñarol, ambos do Uruguai; e Boca Juniors, grande rival dos Millionarios. O River foi bem e, com 11 pontos em 6 jogos, se classificou para a segunda fase da competição.
Na fase seguinte, o time de Buenos Aires, disputaria um triangular contra o Argentinos Juniors – que ingressou somente nesta fase porque havia sido campeão no ano anterior, e o Barcelona de Guayaquil. Os Millionarios empataram em pontos com o Bicho (apelido do Argentinos Juniors). Houve uma partida de desempate, entretanto, terminou com um empate sem gols, deste modo, classificando o River Plate para a final – já que o clube havia saldo de gols melhor.