A lateral esquerda será o ‘calcanhar de Aquíles’ do time de Sampaoli?

Ainda sem anunciar reforços, o treinador Jorge Sampaoli tem motivos para se preocupar, principalmente com a lateral esquerda do Santos. Na posição, o time tem no elenco Romário e Orinho, que retornaram dos empréstimos de 2018. Romário, que foi contratado no final de 2017, ainda na gestão de Modesto Roma Jr. e tem vínculo com o Santos até o final de 2022, não chegou nem a se reapresentar e já foi emprestado ao Red Bull, para a disputa do campeonato paulista. Em 2018, o jogador não emplacou no Santos, e foi emprestado duas vezes na temporada, para o Ceará, o mesmo time que o vendeu ao Santos e posteriormente ao Guarani, onde esteve até dezembro.

Orinho, a única opção de ofício na posição, também tem sua situação indefinida, podendo ser inclusive negociado em definitivo ou por empréstimo, caso algum clube demonstre interesse. Olhando para o elenco, Sampaoli vê ainda como opções improvisadas o meia Jean Mota e o atacante Copete, mas também tem ciência que ambos podem ser negociados, pois o Bahia quer contar com Jean Mota, com que inclusive já acertou salários e luvas, enquanto o atacante Jhonatan Copete vê o Goiás, interessado em seu futebol para 2019.

Sampaoli ainda vê cada vez mais distante, a possibilidade de uma renovação contratual do titular de 2018, Dodô. O empréstimo do jogador junto a Sampdoria terminou no final do ano e a diretoria santista não conseguiu chegar em um acordo para a renovação, que seria a compra dos direitos em definitivo. Enquanto o acerto entre clubes parece ser fácil de ser resolvido, entre o Santos e Dodô, está longe de se resolver. Ao que tudo indica, a lateral esquerda santista será o grande desafio do treinador Jorge Sampaoli para 2019.