Desbravando o Junior Barranquilla, clube onde Garrincha jogou uma partida

Na série de matérias sobre os clubes da Libertadores 2020, desta vez, contamos um pouco sobre o Club Deportivo Popular Junior Fútbol Club: o popularmente conhecido como Junior Barranquilla. Nesta sequência trataremos de contar um pouco sobre a história e o momento de todos os clubes não-brasileiros presentes na maior competição do continente.

  • Leia a matéria anterior, sobre o Independiente del Valle: clique aqui!
A HISTÓRIA

Fundado em 7 de agosto de 1924, o Junior Barranquilla foi criado com inspirações italianas na Juventus e por isso tinha o nome de Juventude, que, em 1929, passou a ser nomeado como Juventude Junior. No entanto, somente na década de 1940, foi quando começou a ser chamado da maneira que é conhecido hoje: Atlético Junior.

Oficialmente, o clube chama-se Club Deportivo Popular Junior Fútbol Club, entretanto, é conhecido por diversos nomes. Na Colômbia é basicamente Junior. No Brasil, conhecido como Junior Barranquilla. Em outros lugares, intitulado de Atlético Junior.

O clube possui nove títulos de ligas nacionais (1977, 1980, 1993, 1995, 2004, 2010, 2011, 2018 e 2019). Além disso, o Tubarão venceu a Copa Colômbia em duas ocasiões (2015 e 2017).

Escudo do Junior Barranquilla.
(Foto: Reprodução)
O ESTÁDIO –  ‘LA CANCHA’

O Junior Barranquilla manda seus jogos no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, popularmente conhecido no Brasil como Metropolitano de Barranquilla. O estádio que recebe o Atlético Junior chegou a ter capacidade para mais de 65 mil espectadores, entretanto, depois da reforma a carga foi reduzida para mais 49 mil torcedores em jogos internacionais. O estádio possui pista de atletismo entre o gramado e a arquibancada, deste modo não havendo tanto o clima de caldeirão.

O Metropolitano foi inaugurado em 1986 e recebe a Seleção Colombiana em seus jogos. O estádio foi construído visando sediar a Copa do Mundo de 1986, no entanto, o presidente do país no período, Belisario Betancur, desistiu da ideia por não aceitar as exigências da FIFA e o Mundial foi parar no México.

O Metropolitano, em jogos do Junior, tem capacidade para mais de 46 mil pessoas.
(Foto: Gazeta do Povo)
NA LIBERTADORES

O clube colombiano fará sua 16ª participação na competição continental. Neste ano, encontra-se no Grupo A, junto com Flamengo, Independiente del Valle e o Vencedor 1.  A última participação do clube foi no ano passado, entretanto não fez boa campanha e foi o último colocado do grupo, tendo conquistado apenas três pontos.

A melhor campanha do Atlético Junior em Libertadores foi à chegada à semifinal de 1994, onde foi eliminado nos pênaltis pelo Vélez Sarsfield, campeão do torneio daquele ano. O clube colombiano tinha como principal destaque no elenco o também colombiano Carlos Valderrama.

Carlos Valderrama atuou pelo Tubarão entre 1993 e 1995. (Foto: Twitter/Junior Barranquilla)
CURIOSIDADES

Poucos sabem, mas um ídolo do futebol brasileiro e um dos melhores jogadores da história atuou no Junior Barranquilla, mesmo que só por uma partida. Trata-se de Garrincha, que, em 25 agosto de 1968, participou de um jogo pelo time de Barranquilla contra o também colombiano Santa Fé.

Garrincha havia viajado para a Colômbia para encontrar a cantora Elza Soares, que tinha uma agenda de shows no país. Quando chegou, houve o contato do brasileiro e então treinador do clube, Marinho Rodrigues. Nesta conversa foi acordado um contrato de uma partida, cujo a mesma entrou para a história do Junior. Todavia, o Mané não conseguiu evitar a derrota do seu clube por 3-2.

Estipula-se que Garrincha recebeu, na época, cerca de 600 dólares (mais de 2 mil cruzeiros novos – moeda do período) para atuar pelo Junior. (Foto: Reprodução)

* Informações sobre o momento atual do time e suas estratégias de jogo serão atualizados no período da estreia das equipes na competição.