Existe futebol no Vaticano, sim

Na última semana uma dúvida pairou nas mentes dos colunistas do MF. Existe futebol no Vaticano? Para tirarmos essa dúvida, procurei informações e podemos afirmar que sim. O menor país do mundo com cerca de mil habitantes e 0,44 quilômetros quadrados tem uma liga gerenciada pela Vatican Amateur Sports Association e se chama Campionato della Città del Vaticano possuindo regras bem distintas em relação ao esporte convencional. Por exemplo: Os jogos são disputados em dois tempos de 25 minutos, cada equipe pode inscrever 25 atletas (não contando os goleiros), o Fair Play é um critério de desempate importante para classificação.

Na última temporada, o campeonato foi disputado entre oito times: Equipe DirTel, Fortitudo 2007, Pont. Univ. Lateranense, Archivio Segreto, Dirseco, FC Guardia, Musei Vaticani e Rappresentativa OPBG (atual vitorioso). Desde 1973, os jogos acontecem na capital católica, sendo que em algumas temporadas não se sabe quem foi o vencedor da competição. No mais, o maior campeão é o Dirseco com oito títulos, logo na sequência vem o Associazione SS Pietro e Paolo com o tetra-campeonato. Dino da Costa, ex-jogador de Botafogo, Roma e Juventus foi treinador neste campeonato em épocas anteriores, vale lembrar que a Copa Sérgio Valcci e a Supercopa do Vaticano são os outros torneios.

Em termos mundiais, existe a Clericus Cup que entraria em sua décima quarta edição no ano passado com um total de 16 equipes (North American Martyrs, Collegio Urbano, Mater Ecclesiae e Sedes Sapientia disputam desde a sua inauguração), 330 jogadores e 70 nacionalidades diferentes. Vale lembrar que o Colégio Pio Brasileiro e Português fez uma aliança luso-brasileira para conseguir ir mais longe na competição, mas a pandemia de coronavírus próximo do início da competição inviabilizou a realização e não se sabe quando acontecerá as partidas.

Sobre a seleção nacional, o elenco é formado por guardas do Papa, guardas de museus (italianos) e membros da guarda suíça que conseguem a sua cidadania. Em termos de jogos, o início foi em 1994 com um empate perante San Marino B (0 a 0), além disso conquistaram duas igualdades contra o Monaco, ambas por 0 a 0 e uma vitória por 5 a 1 sobre o SV Vollmond (Suíça). O selecionado feminino é formado em 2019 com a benção do Papa, até o momento foram duas derrotas perante a Roma Primavera (10 a 0) e o Trastevere Calcio (3 a 1). Em junho de 2019, a partida contra o FC Mariahilf (Áustria) foi cancelado por causa de protesto das jogadoras adversárias.

Foto de capa: Paulo Bruno/Getty Images.