Fabián Bustos aponta qualidades do Santos e o que o preocupa para o jogo

Adversário do Santos nesta terça-feira, o técnico Fabián Bustos, do Barcelona de Guayaquil se mostrou apreensivo para o jogo, e evidenciou ter analisado bastante o Peixe, principalmente em suas mudanças de jogo, além de destacar as individualidades do time brasileiro, que está de comando novo de Ariel Holan. “É uma equipe muito boa, finalista da última Libertadores. Obviamente, por ter trocado de treinador, houve uma mudança no estilo de jogo e nas ideias. Estão buscando o melhor momento, e tem individualidades que, como a maioria dos brasileiros, fazem diferença. Estão se adaptando ao que quer o treinador. Vi várias partidas, contra o San Lorenzo, além de algumas do torneio local. Temos uma boa ideia de como eles jogam e tenho certeza que vamos estar à altura e fazer uma boa partida”.

Como ponto forte, Fabián destacou a velocidade do ataque santista, principalmente quando se tem a bola com espaço para trabalhar, o que fez com que o treinador fizesse um trabalho específico para esse tipo de jogada. “Mudou muito. Agora, é um time que sai jogando e tem muita posse. Abre os zagueiros e, algumas vezes, coloca Alison entre eles. Na frente, eles tem jogadores muito ráidos. Temos que evitar que Marinho, Soteldo e Marcos Leonardo joguem nas costas facilmente. Trabalhamos e conversamos muito para evitar um dos pontos fortes do time, que é uma bola longa entre o zagueiro e o lateral. Trabalhamos muito, espero que possamos evitar uma de suas armas, porque trocou a sua forma de jogar. Antes era muito mais vertical, jogava em contra-ataque e aproveitava a velocidade, hoje é uma equipe que tenta propor mais e busca muito mais o jogo associado. Mas, se têm espaços, seguem aproveitando muito bem”.

Para o jogo de estreia na fase de grupos, o técnico Ariel Holan deve ir com o que tem de melhor de elenco nas mãos, diferente dos últimos jogos do Campeonato Paulista. As dúvidas ficam no ataque, se Kaio Jorge inicia ou não a partida entre os titulares, e Lucas Braga, que pode jogar na ponta esquerda, enquanto Soteldo seria o ‘falso meia’, revezando com o atacante pela esquerda.