permitirá

FIFA permitirá jogadores de 24 anos nas Olimpíadas de Tóquio em 2021

Por conta do coronavírus, muito se discute sobre as Olimpíadas de Tóquio, em 2021. Com o adiamento da competição, pedia-se que o limite de idade para os jogadores do futebol masculino fosse reavaliado.

Em condições normais, o limite de idade para os jogadores participantes é de 23 anos, no entanto, cada seleção ainda pode escolher três jogadores acima desta idade. Dentre todas as modalidades, apenas o futebol masculino conta com limitação de idade nos Jogos Olímpicos. O futebol feminino não possui restrição de idade.

Com o adiamento da competição, alguns jogadores que irão completar 24 anos antes da nova data para as Olimpíadas de Tóquio, temiam ficar de fora da competição. Contudo, nesta sexta-feira (03), a FIFA anunciou que jogadores até 24 anos poderão participar da competição. Com isso, a idade máxima para que um atleta participe dos jogos, foi aumentada em um ano.

Mas, caso a mudança não ocorresse, o Brasil perderia 11 de seus 23 convocados, da última lista do dia 6 de março (que seria para a disputa de dois amistosos). Jogadores da seleção principal, que poderiam ser chamados, como Lucas Paquetá e Gabriel Jesus, perderiam vez na competição. Matheus Henrique e Bruno Guimarães também não poderiam participar da competição, caso não ocorresse a mudança da regra.

Contudo, com a flexibilização da regra, o elenco base para as Olimpíadas de Tóquio, não será mais afetado. Apesar da mudança na restrição de idade, a regra para a convocação de três jogadores acima da idade olímpica, continua sendo válida.

Foto de Capa: Lucas Figueiredo/CBF