Há 104 anos era inaugurada a ‘Praça de Esportes’, hoje Vila Belmiro

Em uma quinta-feira, 12 de outubro de 1916, inaugurava-se a ‘Praça de Esportes’ na Vila Belmiro, que depois passou a ser conhecida apenas como Vila Belmiro. O primeiro jogo veio dez dias depois, contra o Ypiranga, pelo Campeonato Paulista, com vitória do Santos por 2 x 1. Nos primeiros anos da Vila Belmiro, os jogos só poderiam acontecer durante o dia, já que o estádio não tinha luz artificial para jogos noturnos. A iluminação artificial foi inaugurada em 1931, em um amistoso entre o Santos x Seleção Santista, que terminou empatado em 1 x 1.

A Vila Belmiro ganhou o nome de Urbano Caldeira em 1933, um dos maiores benfeitores do Santos Futebol Clube, que teve seu nome imortalizado no estádio. Falar da Vila Belmiro é falar de domínio do Santos sobre seus adversários. Os números impressionam, onde em 2.293 jogos oficiais, o Santos venceu 1.466, empatou 452 e perdeu apenas 375 partidas. Ao todo, foram 5.743 gols marcados e 2.684 gols sofridos, o que rende um percentual de vitórias de 63,9% dos jogos oficiais e apenas 16,4% de derrotas.

O trio que mais marcou gols, conquistou títulos na Vila Belmiro, Pelé, Pepe e Coutinho.

Quanto aos maiores goleadores do estádio, Pelé tem números impressionantes da “Meca do Futebol”. O Rei do Futebol que completa 80 anos neste mês é o artilheiro máximo do estádio com 288 gols, seguido de longe por Feitiço com 162 e Pepe, com 152 gols. Pelé também lidera a estatística de ter marcado mais gols em uma única partida na Vila Belmiro, quando em 1964, contra o Botafogo de Ribeirão Preto, Pelé marcou 8 gols na vitória do Santos por 11 x 0. A segunda maior marca é de Araken Patusca, que em 1927 fez 7 gols na goleada do Santos por 12 x 1 no Ypiranga.

Já entre os treinadores, quem mais dirigiu o Santos dentro da Vila Belmiro foi Lula, com 289 partidas e 229 vitórias, e Emerson Leão aparece em segundo, com 123 jogos e 79 vitórias. Entre os jogadores que mais atuaram dentro da Vila Belmiro, Zito é quem mais jogou com 218 jogos, e em segundo, Pelé e Léo aparecem com 210 jogos. Em finais na Vila Belmiro, quem mais comemorou conquistas foi o atacante Pepe, com 6 conquistas. Pelé, Tite, Zito e Coutinho conquistaram 5 títulos, Dorval, Mauro Ramos de Oliveira e Lima conquistaram 4 títulos e Manga, Hélvio, Melgávio, Calvet e Laércio, conquistaram 3 títulos.

Atualmente a Vila Belmiro tem capacidade de pouco mais de 16 mil expectadores. Nos últimos anos, a ideia é fazer uma reforma para modernizar o estádio e também aumentar a capacidade do estádio, que já chegou ter público superior a 30.000 expectadores. Atualmente, a WTorre está próxima de concretizar um acordo com a diretoria santista e fazer uma nova arena para o Santos, com toda modernidade e conforto que seu torcedor merece, com capacidade entre 25 a 30 mil torcedores.

Em 1964, a Vila Belmiro chegou a ter público superior a 33 mil pagantes em seus domínios.

QUEM JÁ JOGOU NA VILA, SABE O QUANTO ELA É O ‘ALÇAPÃO’ DO SANTOS

Ao longo dos anos, quem jogou contra o Santos na Vila Belmiro, pode sentir na pele o quanto o time cresce em seus domínios, tornando-se um pesadelo aos adversários. Por este motivo, várias declarações interessantes foram dadas por jogadores e treinadores ao longo dos anos, quando jogaram contra o Santos na Vila Belmiro:

”A Vila Belmiro com 15 mil sufoca mais que o Maracanã com 70 mil, parece que os torcedores estão gritando do nosso lado.” – Juninho Paulista

”Eu joguei em estádios lotados por todo o mundo, mas pelo jeito que a Vila Belmiro foi construída, jogar aqui é onde a gente mais sente a pressão da torcida.” – Raí

”O meu maior medo é enfrentar o Santos na Vila Belmiro, porque lá o bicho pega, é muito mais tensão, muito mais influência do que no Morumbi ou qualquer outro estádio lotado.” – Vanderlei Luxemburgo

”O estádio mais difícil de se jogar é na Vila Belmiro.” – Rogério Ceni

”Jogar aqui, na Vila Belmiro, é como jogar no inferno.” – Canera (jogador do Cúcuta)

(Fotos: Divulgação / Santos FC)