|

Lewandowski: o comandante da temporada

Considerado o atual melhor camisa 9 do mundo, Robert Lewandowski vem marcando gols sem parar. Na temporada 2019/20, o centroavante acumula incríveis 53 gols em apenas 44 partidas. O polonês vem a cinco anos marcando pelo menos 40 gols e está entre os cincos principais jogadores das maiores ligas da Europa. O artilheiro tem 228 gols na Bundesliga, se tornando o terceiro maior pontuador da história da competição. Já na UCL, o polaco agrega 64 gols, se tornando o quarto maior marcador de todos os tempos do torneio continental.

Com 31 anos, o camisa 9 do Bayern de Munique é uma grande estrela do futebol. O fato de sempre atuar na Alemanha, onde o campeonato nacional não tem tantos olhares como a Premiere League ou a La Liga, pode ter tirado alguns holofotes do protagonista do clube alemão. No entanto, seus números impressionantes o deixam com folga em relação a outros nomes de destaque nas competições. Lewandowski está comandando o elenco favorito a levar a orelhuda nessa temporada. Por mais que tenha perdido a Chuteira de Ouro para Ciro Immobile, da Lazio, por dois gols de diferença – Immobile com 36 gols e Lewa com 34 – o polonês se mantém firme na artilharia da UCL. Autor de 13 gols nos sete jogos que atuou na competição, foi importante no acúmulo de 7 a 1 contra o Chelsea nas oitavas do torneio de clubes.

Lewa pode estar próximo de conquistar a tríplice coroa – Bundesliga, Copa da Alemanha e Champions – e para isso, só precisa levar para Munique sua inédita conquista, a UCL, na qual bateu na trave em 2012/13, quando ainda fazia parte do elenco do Borussia Dortmund, quando foi vice para o próprio Bayern.

A atual temporada é a melhor da carreira do centroavante, na qual está superando a de 2016/17 quando anotou 43 gols em 47 jogos. E mesmo que o Bayern chegue à final sem Lewa marcar mais gols, sua média será superior a um gol por partida. Lewandowski já foi apontado como melhor do que Zlatan Ibrahinmovic pelo jornalista André Donke, e visto pelo seu parceiro de equipe, Thomas Müller, como estando em uma fase melhor do que Lionel Messi, e segundo o atacante, o artilheiro pode provar isso no confronto de sexta-feira (14), pelas quartas de final da UCL.

O polaco também foi escolhido para a seleção da rodada desse final de semana da Champions. O artilheiro somou 18 pontos no fantasy com seus dois gols e suas duas assistências no jogo de volta contra o Chelsea, superando Cristiano Ronaldo, com 11 pontos, e deixando Messi de fora dessa escalação.

Foto de capa: Reprodução/G1