|

Momento decisiva: Santa Catarina espera ter 3 acessos nos próximos dias

O futebol de Santa Catarina teve seu auge em 2015, quando teve quatro times na elite do futebol nacional (Avaí, Chapecoense, Figueirense e Joinville), e um na segunda divisão (Criciúma), somando cinco dentre os 40 principais do país, sendo quatro dentre os 20. Desde esse episódio o futebol do estado apresenta uma queda de produção enorme, entretanto a temporada de 2021 apresenta um olhar de esperança nesse âmbito.

Na atual temporada de 2020 o Futebol Catarinense não contou com equipes na elite, três na Série B, duas na Série C e três na Série D, mas com a temporada chegando em sua reta final e as competições se decidindo, há esperança que Marcílio Dias, Brusque e Chapecoense ascendam de divisão no futebol nacional.

Marcílio Dias

A equipe do Marcílio Dias é a primeira que disputará o acesso, no caso para a Série C em Piauí contra a equipe do Altos, nesse domingo (10). O Marinheiro foi o único dos três Catarinenses (Joinville e Atlético Tubarão eram os outros) a sair da primeira fase classificado, com 21 pontos nas 14 rodadas ficou com a quarta e última vaga do grupo 8, e no mata-mata superou as do Ferroviária-SP e do Goianésia. Na partida de ida em Itajaí o time catarinense saiu na frente mas cedeu empate no final da partida, e precisa de vitória no tempo regulamentar, ou em decisão de pênaltis caso o jogo termine empatado para subir.

Destaques do Marinheiro: Belliato (goleiro), Anderson Ligeiro (atacante) e Waguinho Dias (técnico)

Foto: Bruno Golembiewski/Marcílio Dias

Brusque

Outra equipe do Vale do Itajaí, e a sensação da temporada do futebol catarinense, o Brusque pode conquistar o acesso na segunda-feira (11) com uma rodada de antecedência. O atual vice-campeão Catarinense e campeão nacional da Série D passou como quarto colocado do Grupo B, e na atual segunda fase da competição tem seis pontos em quatro jogos e está invicto com uma vitória e três empates, e se vencer o Ituano em casa garante que não será mais alcançado pelo próprio Ituano e pelo Santa Cruz, o que colocaria o Marreco na segundona de 2021.

Destaques do Marreco: Ianson (zagueiro), Thiago Alagoano (meia) e Jersinho Testoni (técnico)

Foto: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC

Chapecoense

Junto do América-MG a Chapecoense foi uma das gratas surpresas da Série B 2020, com um elenco honesto e muito encaixado pelo técnico Umberto Louzer, a equipe figurou entre as líderes da competição de começo a fim. Faltando cinco jogos para o campeonato acabar ela é a segunda colocada e está 11 pontos na frente do Juventude que é o quinto, e em caso de vitória perante o Figueirense em casa na terça-feira (12) junto de uma não vitória do Juventude contra o Brasil a equipe garante participação na Série A 2021.

Destaques da Chape: João Ricardo (goleiro), Paulinho Mocelim (atacante) e Anselmo Ramon (atacante)

Foto: Márcio Cunha / Chapecoense

Foto Capa: Márcio Cunha/Chapecoense