Para ‘equilibrar as contas’ no Santos, veja quem são os ‘negociáveis’ e os que podem ter renovação de contrat

Após o término da temporada 2020, agora é trabalhar para o início imediato da temporada 2021, para a diretoria do Santos. Ainda sem poder contratar, a diretoria segue a incessante luta para baixar a sua folha salarial, que atualmente está na casa dos R$ 8 milhões mensais. A diretoria entende que vai ter que negociar vários jogadores, principalmente os que não estão sendo utilizados, ainda considerando que terá o retorno de atletas que foram emprestados a outros clubes.

Dos vários que retornam de empréstimo, o lateral esquerdo Romário foi emprestado ao Coritiba, com 50% dos seus rendimentos, pagos pelo Santos. O atacante Tailson que esteve no elenco da atual temporada recebeu propostas de clubes da Série B, mas ainda aguarda uma avaliação do técnico Ariel Holan para seguir as tratativas de um possível empréstimo, mesmo caso do goleiro Vladimir, que inclusive já pediu a liberação para a diretoria, para poder negociar sua transferência. Outros jogadores que retornam de empréstimo como Daniel Guedes, Felipe Cardoso, Rafael Longuine, Rodrigão, Cléber Reis e Lucas Venuto, ainda estão sem futuro definido, mas devem ser negociados. Da base, os jogadores Alexandre Tam, Anderson Ceará e Alan Cardoso, também devem passar por avaliações do novo treinador, para ver se vão compor o elenco de 2021 ou se também poderão ser negociados.

Dentre os retornos, o zagueiro Sabino é tido como um dos únicos que deve ser reintegrado ao elenco, ao invés de ser emprestado novamente. Mesmo rebaixado no Coritiba, o zagueiro fez uma boa temporada e também com a venda de Lucas Veríssimo, deve ser aproveitado no time principal.

A necessidade de ‘enxugar’ a folha de pagamento é tamanha, que está atrapalhando a renovação contratual dos jogadores essenciais do atual elenco. O maior exemplo é o meia Carlos Sánchez, em fase final de recuperação a cirurgia no joelho, que tem contrato até julho e atualmente, tem um dos maiores salários do grupo. O jogador já demonstrou interesse de renovação afirmando que quer se aposentar no Santos, deixando a entender que uma redução salarial não seria problema.